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Título: Crescimento econômico e Investimento público em infraestrutura de transportes no Brasil: uma análise de causalidade temporal
Autor(es): Silva, Camilla Araújo Soares da
Orientador(es): Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito
Palavras-chave: Investimento público em transportes;Crescimento econômico;Teste de causalidade de Granger
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: SILVA, Camilla Araújo Soares da. Crescimento econômico e Investimento público em infraestrutura de transportes no Brasil: uma análise de causalidade temporal. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do presente estudo é investigar a direção da causalidade entre investimentos públicos federais no setor de infraestrutura de transportes e crescimento econômico no Brasil e nos Estados/Distrito Federal, no período de 1995 a 2021. Foi analisada a estacionariedade das séries temporais, considerando-se a presença de quebras estruturais. Em seguida, estimou se modelos autorregressivos e de defasagens distribuídas (ARDL), nos quais foi aplicado o teste de causalidade de Granger. Todos os resultados apontaram para uma relação de bicausalidade de Granger. Investimentos em infraestrutura de transportes incrementam o crescimento econômico do local, este crescimento gera uma maior demanda por bens e serviços públicos em infraestrutura, impulsionando mais investimentos no setor. As análises e resultados deste estudo podem auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão acerca da alocação de recursos públicos.
Abstract:The aim of the present study is to investigate the direction of the causality relationship between public transportation spendings and economic growth in Brazil and its states covering the period 1995-2021, using the Granger causality test in bivariate structures. All the results of Granger causality suggest a bidirectional flow for public transportation investments and economic growth. In other words, investments in transport infrastructure increase the local economic growth, which, in turn, generates a greater demand for public goods and services in infrastructure, boosting more investments in the sector. The answer to this question could provide a basis and better rationale for the policymaker in their investment decision-making process.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4348
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