Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4352
Título: Eficiência dos municípios brasileiros no enfrentamento ao covid-19: uma análise dos gastos realizados no ano de 2020
Autor(es): Gonçalves, Carlos Eduardo
Orientador(es): Gasparini, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Municípios brasileiros;Gastos em saúde;Análise envoltória de dados;Covid-19
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: GONÇALVES, Carlos Eduardo. Eficiência dos municípios brasileiros no enfrentamento ao covid-19: uma análise dos gastos realizados no ano de 2020. 2023. 46 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho avalia a eficiência dos gastos realizados pelos municípios brasileiros no ano de 2020 no enfrentamento à crise do COVID-19. Para isso, aplica a metodologia DEA em dois estágios. No primeiro estágio, o total de gastos na função saúde é confrontado com o total de casos e o total de óbitos relacionados à doença. O segundo estágio realiza uma análise com a aplicação dos métodos Tobit e de SIMAR & WILSON (2007) para verificar como variáveis explicativas e de controle influenciaram as eficiências técnicas calculadas no primeiro estágio. Os resultados demonstram que apenas 24 municípios foram considerados eficientes e que a maioria dos municípios (63,22%) foram considerados ineficientes ou muito ineficientes. Os municípios da região Centro-Oeste foram aqueles que apresentaram os piores resultados. Os melhores resultados concentram-se nos maiores municípios, principalmente aqueles das regiões Norte e Sudeste. Os resultados mostram ainda que o aumento do gasto em saúde no ano de 2020, assim como a proporção no uso dos recursos próprios não trouxe aumento da eficiência no enfrentamento ao COVID-19.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4352
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CARLOS EDUARDO GONÇALVES_Mestrado_2022.pdf14.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.