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Título: Impacto dos gastos com tecnologia na eficiência dos principais bancos brasileiros no período de 2012 a 2022: uma avaliação usando fronteira estocástica.
Autor(es): Gomes, Filipe de Oliveira
Orientador(es): Gasparini, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Instituições Financeiras;Investimentos em Tecnologia da Informação;Fronteira estocástica
Editor: IDP
Citação: GOMES, Filipe de Oliveira. Impacto dos gastos com tecnologia na eficiência dos principais bancos brasileiros no período de 2012 a 2022: uma avaliação usando fronteira estocástica. 2023. 55 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: O estudo avalia a relação entre gastos com tecnologia da informação (TI) e eficiência dos principais bancos brasileiros. A evolução tecnológica tem impactado fortemente o setor financeiro, levando à disponibilização de plataformas digitais e canais virtuais de atendimento aos clientes. Essa nova era digital tem mudado os hábitos e comportamentos do consumidor bancário, impulsionando a adoção de tecnologias como o PIX e o Open Banking, bem como a digitalização acelerada dos negócios. O maior nível de tecnologia adotada pelos bancos pode contribuir para reduzir custos operacionais e elevar o nível de eficiência, podendo resultar na melhoria dos serviços prestados aos clientes e facilitação do acesso ao crédito à população. A análise da relação entre os gastos com tecnologia e a eficiência foi realizada por meio da estimação de eficiência de Fronteira Estocástica (SFA). Optou-se pela estruturação da base de dados a partir das demonstrações financeiras dos maiores bancos brasileiros no período de 2012 a 2022, priorizando a qualidade dos dados em relação à ampliação da quantidade de bancos, sem, contudo, comprometer a abrangência do estudo, pois os bancos analisados compreendem 76% dos ativos totais. Os resultados evidenciaram relação positiva entre o fluxo de gastos com TI e o nível de eficiência dos bancos, o que significa maior nível de lucratividade. Paralelamente, o fato do saldo de investimentos de TI (estoque) não apresentar relevância estatística pode ser lido como um indicativo de mudança no perfil de gastos em tecnologia dos bancos, com a migração do modelo proprietário de negócios de TI para um modelo mais focado em serviços. Além disso, observou-se que uma maior quantidade de pontos de atendimento especializados (agências bancárias) e menores gastos administrativos favorecem a eficiência dos bancos, demonstrando a necessidade de reduzir despesas e alocar recursos da forma mais eficiente possível.
Abstract:The study evaluates the relationship between information technology (IT) expenditures and the efficiency of the main Brazilian banks. Technological evolution has strongly impacted the financial sector, leading to the availability of digital platforms and virtual customer service channels. This new digital age has changed bank consumer habits and behaviors, driving the adoption of technologies such as PIX and Open Banking, as well as the accelerated digitalization of business. The higher level of technology adopted by banks can contribute to reducing operating costs and raising the level of efficiency, which may result in improved services provided to customers and easier access to credit for the population. The analysis of the relationship between spending on technology and efficiency was performed using the Stochastic Frontier Approach (SFA). It was decided to structure the database from the financial statements of the largest Brazilian banks in the period from 2012 to 2022, prioritizing the quality of the data in relation to the expansion of the number of banks, without, however, compromising the scope of the study, as the analyzed banks comprise 76% of the total assets. The results showed a positive relationship between the flow of IT expenses and the level of efficiency of the banks, which means a higher level of profitability. At the same time, the fact that the balance of IT investments (inventory) is not statistically relevant can be read as an indication of a change in the profile of technology spending by banks, with the migration from the IT proprietary business model to a model more focused on services. In addition, it was observed that a greater number of specialized service points (bank branches) and lower administrative expenses favor the efficiency of banks, demonstrating the need to reduce expenses and allocate resources in the most efficient way possible.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4839
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