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dc.contributor.advisorResende, Manoela Vilela Araújo-
dc.contributor.authorDuarte, Ana Paula Barbosa-
dc.date.accessioned2024-12-12T16:47:53Z-
dc.date.available2024-12-12T16:47:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.date.submitted2024-
dc.identifier.citationDUARTE, Ana Paula Barbosa.Como a imigração se relaciona com o emprego nos países receptores: uma análise da literatura do século XXI. 2024. 52 f . Monografia (Graduação em Economia) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5187-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso da Escola de Gestão, Economia e Negócios (EGEN) do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo entender a influência dos imigrantes no desemprego da população nativa do país anfitrião, utilizando como metodologia a revisão sistemática da literatura e estudos publicados no século XXI. Foram considerados 15 artigos para a análise. A maioria dos estudos analisados conclui que a imigração não afeta significativamente o desemprego, apresentando impactos mínimos ou passageiros a longo prazo. Em alguns contextos, a imigração pode até contribuir para a redução do desemprego, mas esses efeitos tendem a ser pequenos e dependentes do contexto. Também foram analisados os contextos de educação, qualificação e gênero. Quando afetados, a população local mais qualificada costuma não ser prejudicada pela imigração e pode, inclusive, se beneficiar dela, enquanto os menos qualificados tendem a ser os mais afetados. Quanto ao gênero, a imigração afeta homens e mulheres de maneira diferente: homens nativos geralmente não enfrentam impactos significativos, enquanto mulheres de baixa escolaridade enfrentam maiores desafios, ressaltando que normas sociais e culturais influenciam essas dinâmicas. Esses achados são úteis para a literatura que investiga os impactos da imigração, permitindo que indivíduos aprendam mais sobre o tema e que formuladores de políticas utilizem este estudo para desenvolver políticas de imigração mais eficazes.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo entender a influência dos imigrantes no desemprego da população nativa do país anfitrião, utilizando como metodologia a revisão sistemática da literatura e estudos publicados no século XXI. Foram considerados 15 artigos para a análise. A maioria dos estudos analisados conclui que a imigração não afeta significativamente o desemprego, apresentando impactos mínimos ou passageiros a longo prazo. Em alguns contextos, a imigração pode até contribuir para a redução do desemprego, mas esses efeitos tendem a ser pequenos e dependentes do contexto. Também foram analisados os contextos de educação, qualificação e gênero. Quando afetados, a população local mais qualificada costuma não ser prejudicada pela imigração e pode, inclusive, se beneficiar dela, enquanto os menos qualificados tendem a ser os mais afetados. Quanto ao gênero, a imigração afeta homens e mulheres de maneira diferente: homens nativos geralmente não enfrentam impactos significativos, enquanto mulheres de baixa escolaridade enfrentam maiores desafios, ressaltando que normas sociais e culturais influenciam essas dinâmicas. Esses achados são úteis para a literatura que investiga os impactos da imigração, permitindo que indivíduos aprendam mais sobre o tema e que formuladores de políticas utilizem este estudo para desenvolver políticas de imigração mais eficazes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectDesempregopt_BR
dc.subjectImpactos sociaispt_BR
dc.titleComo a imigração se relaciona com o emprego nos países receptores: uma análise da literatura do século XXIpt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

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