Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3064
Título: A pró-ciclicalidade da política fiscal brasileira no contexto dos regimes de dominância fiscal e monetária no período pós-plano real (1998 a 2019)
Autor(es): Belém, Gustavo Neves
Orientador(es): Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito
Palavras-chave: Política fiscal Pró-Cíclica;Regimes de dominância;Ciclo econômico
Editor: IDP/EAB
Citação: BELÉM, Gustavo Neves. A pró-ciclicalidade da política fiscal brasileira no contexto dos regimes de dominância fiscal e monetária no período pós-plano real (1998 a 2019). 2020. 28 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a natureza pró-cíclica da política fiscal no Brasil e sua relação com regimes de dominância fiscal e dominância monetária no período pós-Plano Real. O referencial teórico para o modelo econômico se baseia na Lei de Wagner e nas Funções de Reação Fiscal. Além do uso de dados fiscais e de endividamento, como proxy para o hiato do produto utilizou-se o componente cíclico do PIB brasileiro obtido por meio do Filtro Hodrick-Prescott, mas considerando-se diferentes valores reportados na literatura para o parâmetro de suavização. Os resultados econométricos obtidos evidenciam que, entre os anos 1998 a 2019, a pró-ciclicalidade da política fiscal brasileira é independente do regime de dominância, do modelo econômico e do valor desse parâmetro.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3064
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ GUSTAVO NEVES BELÉM_MESTRADO EM ECONOMIA_2020.pdf394.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.