Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4270
Título: Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial
Autor(es): Borges, Caio Sérgio Monteiro Brasil
Orientador(es): Wichmann, Roberta Moreira
Palavras-chave: Educação Financeira para crianças e jovens;Indicador de alfabetização financeira;Assistência Estudantil
Citação: BORGES, Caio Sérgio Monteiro Brasil. Alfabetização financeira para crianças e jovens: revisão estruturada da literatura e aplicação de indicador de alfabetização financeira em estudantes do ensino técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Marabá Industrial. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2022.
Resumo: Este estudo aborda o tema da alfabetização financeira para crianças e jovens que cursam o ensino técnico do Instituto Federal do Pará – campus Marabá Industrial (IFPA-CMI). O termo alfabetização financeira é sintetizada como a posse de conhecimentos básicos ou competências que um cidadão possui de gerir o seu próprio dinheiro. Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos discentes do IFPA - CMI, com o intuito de descobrir se este público possui alfabetização financeira necessária para gerir o auxílio financeiro recebidos através de programas do Governo Brasileiro. Para isso foi realizada uma pesquisa quali-quanti através da análise dos artigos acadêmicos brasileiros que tratam sobre Educação Financeira para crianças e jovens e a aplicação do indicador de nível de alfabetização em crianças e jovens que cursam, em 2022, o ensino técnico no IFPA em Marabá/PA. Sobre a análise da literatura, foram levantados os dados através de uma busca ampla e estruturada e selecionou-se 28 estudos. Com relação a aplicação do indicador, a seleção da amostra dos 145 entrevistados se deu por uma amostragem bola de neve, onde estes responderam um questionário com questões tipo likert e objetivas, que envolvem: atitude, comportamento e conhecimentos financeiros. Concluiu-se que aproximadamente 60% dos estudantes do nível técnico possuem um alto nível de alfabetização financeira para gerir sua os recursos provenientes do auxílio estudantil recebidos pelo governo. Por fim, espera-se que o desenvolvimento dessa pesquisa possa vir a dar insumos para estudos futuros da Educação Financeira para crianças e jovens do Brasil.
Abstract:This study addresses the issue of financial literacy for children and young people who attend technical education at the Federal Institute of Pará – Marabá Industrial campus (IFPA-CMI). The term financial literacy is summarized as the possession of basic knowledge or skills that a citizen has to manage their own money. This study aimed to analyze the level of financial literacy of IFPA - CMI students, in order to find out if this public has the necessary financial literacy to manage the financial aid received through Brazilian Government programs. For this, a quali-quanti research was carried out through the analysis of Brazilian academic articles dealing with Financial Education for children and young people and the application of the literacy level indicator in children and young people who attend, in 2022, technical education at IFPA in Maraba/PA. Regarding the literature review, data were collected through a broad and structured search and 28 studies were selected. Regarding the application of the indicator, the selection of the sample of the 145 interviewees was carried out through a snowball sampling, where they answered a questionnaire with likert and objective questions, involving: attitude, behavior and financial knowledge. It was concluded that approximately 60% of technical level students have a high level of financial literacy to manage their student aid resources received by the government. Finally, it is expected that the development of this research may provide inputs for future studies of Financial Education for children and young people in Brazil.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4270
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ CAIO SÉRGIO MONTEIRO BRASIL BORGES _MESTRADO EM ECONOMIA.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.