Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1102
Título: XV Congresso Brasiliense de Direito Constitucional: o Poder Judiciário e Federação.
Autor(es): Instituto Brasiliense de Direito Público
Palavras-chave: Direito Constitucional;Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental;Ação Direta de Inconstitucionalidade;Supremo Tribunal Federal;Democracia;Poder Judiciário;Estado Moderno;Estado Social
Citação: XV CONGRESSO Brasiliense de Direito Constitucional: o poder judiciário e federação. Produção do Instituto Brasiliense de Direito Público. Brasília, IDP, 2012.
Resumo: O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) realizou, dos dias 19 a 21 de setembro de 2012, o XV Congresso brasiliense de direito constitucional com o tema: Pacto Federativo, Estado de Direito e Justiça social. O evento contou com a presença do Ministro Gilmar Ferreira Mendes que discorreu sobre Poder Judiciário e Federação: o controle concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal e o sistema federativo. O Palestrante faz breve relato histórico acerca do surgimento do controle de constitucionalidade no ordenamento jurídico brasileiro e sua posterior alteração com o advento do controle misto de constitucionalidade e a pluralização dos legitimados para a propositura de ações perante o Supremo Tribunal Federal em sede de controle concentrado. Por fim, o Palestrante menciona o posterior surgimento da Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) e as peculiaridades da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que contemplou direitos pré-constitucionais e municipais. O Juiz Federal Nino Toldo, Presidente da Associação dos Juízes Federais (AJUFE) discorreu sobre o Poder Judiciário e Federação: o juiz e a democracia. O palestrante pauta-se no papel que desempenha o juiz na sociedade contemporânea. Além de relatar o início do Estado dirigente e intervencionista, o Palestrante trata sobre a origem do estado moderno, contemplando sua raiz individualista. Salienta ser fundamental o regime democrático para o desenvolvimento do Estado. Ressalta, por fim, a importância da atuação do poder judiciário que, por sua vez, deve se valer da proporcionalidade, a fim de que o Estado alcance a efetividade das normas constitucionais.
Descrição: Duração 01:14:17
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1102
Aparece nas coleções:Institucional

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons