Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1567
Título: Uma concepção pós-moderna do princípio da legalidade administrativa à luz da teoria da legislação simbólica e da necessidade de concretização de direitos fundamentais.
Autor(es): Santiago, Rafael da Silva
Palavras-chave: Legalidade Administrativa Pós-Moderna;Legislação Simbólica;Direitos Fundamentais
Editor: IOB; IDP
Citação: SANTIAGO, Rafael da Silva. Uma concepção pós-moderna do princípio da legalidade administrativa à luz da teoria da legislação simbólica e da necessidade de concretização de direitos fundamentais. Direito Público. Porto Alegre, IOB; IDP, ano 9, n. 49, p.24-47, jan.fev/ 2013.
Resumo: O estudo busca ampliar os argumentos para a consolidação de uma concepção pós-moderna do princípio da legalidade administrativa. Com base na constitucionalização do direito administrativo e na sua relação com os direitos fundamentais, será comprovada, pela teoria da legislação simbólica, a insuficiência da visão tradicional desse princípio frente à hipertrofia (i) do seu simbolismo e (ii) do simbolismo dos direitos fundamentais. Assim, perceber-se-á a necessidade de uma nova legalidade, assentada na vinculação direta da Administração à Constituição e ao Direito, combatendo a prevalência de seu caráter simbólico e do caráter simbólico dos direitos fundamentais, viabilizando a sua adequada concretização.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1567
ISSN: 1806-8200
Aparece nas coleções:Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direito Publico n492013_RAFAEL DA SILVA SANTIAGO.pdf414.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons