Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2005
Título: Eles sabem o que fazem: o discurso da redução da maioridade penal nos meios de comunicação.
Tipo: Dissertação
Autor(es): Mendes, Soraia da Rosa
Chia, Rodrigo King Lon.
Palavras-chave: Imputabilidade Penal;Criminologia;Maioridade Penal, Opinião Pública;Maioridade Penal, Meios de Comunicação
Data do documento: 2016
Editor: IDP/ EDB
Citação: CHIA, Rodrigo King Lon. Eles sabem o que fazem: o discurso da redução da maioridade penal nos meios de comunicação . Brasília: IDP /EDB, 2016. 74f. Dissertação (Mestrado). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O texto examina a relação entre o atual discurso dos meios de comunicação sobre a “criminalidade” praticada por menores, à luz da proposta de redução da maioridade penal, e o discurso punitivista presente no direito penal que propugna a penalização como solução para conflitos sociais e resposta à crescente “sensação de insegurança” característica de uma sociedade orientada por uma cultura do risco e do medo. Inicialmente, faz-se uma revisão, com foco no objeto do estudo, do processo de expansão penal e da atuação dos meios de comunicação na formação da opinião pública. Em seguida, por meio da análise qualitativa do discurso de diferentes veículos de comunicação, articula-se o direcionamento do debate para a reprodução do discurso punitivista.
This study examines the relation between current media discourse on juvenile criminality, considering a bill aimed at lowering the age of criminal responsability, and the punitive discourse typical of criminal law which is based on punishment as a solution to social conflicts and answer to the growing insecurity perception characteristic of a society oriented by a risk and fear culture. It begins with a review of the expansion process of criminal justice and the media’s role on fostering public opinion. Subsequently, by means of a qualitative analysis of various news outlets, the debate centers on the reproduction of punitive discourse.
Descrição: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre ao Programa de Mestrado em Direito Constitucional do Instituto de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2005
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Rodrigo King Lon Chia.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.