Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2694
Título: Aquisição de imóveis rurais por estrangeiros: o conflito entre a soberania nacional e a sociedade privada
Autor(es): Aras, Augusto de Souza
Orientador(es): Mendes, Laura Schertel
Palavras-chave: Teoria dos direitos fundamentais;Valores constitucionais;Soberania nacional;Propriedade privada;Restrições aos estrangeiros;Ponderação;Interesse coletivo.
Editor: IDP/EDAB
Citação: ARAS, Augusto de Souza. Aquisição de imóveis rurais por estrangeiros: o conflito entre a soberania nacional e a sociedade privada. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2018.
Resumo: A compreensão do sentido e alcance do direito de propriedade varia de acordo com o grau de desenvolvimento da sociedade, influenciada, em dado momento histórico, por aspectos políticos, econômicos, sociais e jurídicos. O direito de propriedade, assegurado desde as primeiras constituições liberais, há de guardar conformidade com os demais princípios que regem a ordem econômica. Esse entendimento se aplica especialmente à propriedade rural, que recebe tratamento mais específico pela Constituição Federal de 1988, de modo a admitir restrições à aquisição de imóveis rurais por estrangeiros, ante a sensibilidade para a segurança e integridade do território nacional, sobretudo diante das atuais crises alimentar, energética, ambiental e climática. O aprofundamento da análise desta problemática faz-se mediante a ponderação de princípios igualmente tutelados pela ordem constitucional. Além da disciplina levada a efeito pelo legislador originário, a questão volta a lume ao se considerar a proliferação de propostas legislativas buscando revogar tais restrições, bem como a corrente interpretação que as estende às empresas nacionais controladas por capital estrangeiro, anos após o Poder Executivo ter adotado interpretação menos restritiva. Analisando as múltiplas hipóteses oferecidas, a presente dissertação propõe a máxima efetivação possível de cada um dos princípios colidentes, com primazia à soberania nacional, resguardando a constitucionalidade das restrições estabelecidas em legislação ordinária à aquisição de imóveis rurais por estrangeiros.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2694
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Augusto Souza de Aras.pdf837.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.