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Título: Conversão do conhecimento aplicada à atividade parlamentar: o caso do departamento da liderança do PTB, na Câmara Federal Brasileira
Autor(es): Morais, Windson Nunes
Orientador(es): Costa, Jose Roberto Pimenta Ferretti da
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Conhecimento tácito;Conhecimento explícito;Atividade parlamentar;Modelo SECI
Editor: IDP/EDAB
Citação: MORAIS, Windson Nunes. Conversão do conhecimento aplicada à atividade parlamentar: o caso do departamento da liderança do PTB, na Câmara Federal Brasileira. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar a importância da conversão do conhecimento na atividade parlamentar. Sendo assim procura estabelecer a relação dos conhecimentos e a transformação do capital intelectual em informação possibilitando a criação de novos conhecimentos úteis ao partido político. Como estudos teóricos, apresenta definições e conceitos como conhecimento tácito, explícito, capital intelectual, gestão do conhecimento, o modelo SECI e a atividade parlamentar. Para isso foram realizadas entrevistas com Assessores Parlamentares, onde foram relacionados os conhecimentos e sugerido um ciclo de conhecimentos à atividade parlamentar. Observou-se a importância do conhecimento obtido por meio da formação acadêmica, bem como, e principalmente através das experiências adquiridas com o tempo de trabalho, possibilitando a transferência do capital intelectual e transformando-o em informação.
Abstract:This article aims to demonstrate the importance of knowledge conversion in parliamentary activity. Thus, it seeks to establish the relationship of knowledge and the transformation of intellectual capital into information enabling the creation of new knowledge useful to the political party. As theoretical studies, it presents definitions and concepts such as tacit, explicit knowledge, intellectual capital, knowledge management, the SECI model and parliamentary activity. For this, interviews were4 conducted with Parliamentary Advisors, where the knowledge was related and suggested a cycle of knowledge to the parliamentary activity. It was observed the importance of knowledge obtained through academic training, as well as, mainly through the experiences acquired with working time, enabling the transfer of intellectual capital and transforming it into information.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2710
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