ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
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Teletrabalho e gênero na administração pública: percepções de auditoras de controle externo dos Tribunais d...
Diante dos múltiplos papéis sociais destinados à mulher, que se divide entre os trabalhos produtivos e reprodutivos, com jornadas muitas vezes ininterruptas, este estudo tem o objetivo de analisar a percepção das auditoras de controle externo dos tribunais de contas do país sobre o teletrabalho e a equidade de gênero no contexto organizacional em que estão inseridas. Num recorte temporal pós pa...
Diante dos múltiplos papéis sociais destinados à mulher, que se divide entre os trabalhos produtivos e reprodutivos, com jornadas muitas vezes ininterruptas, este estudo tem o objetivo de analisar a percepção das auditoras de controle externo dos tribunais de contas do país sobre o teletrabalho e a equidade de gênero no contexto organizacional em que estão inseridas. Num recorte temporal pós pa...
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O controle congressual das agências reguladoras no Brasil: o papel do Sendo Federal
Considerando a oportunidade de enriquecer os estudos acerca dos mecanismos de controle congressual sobre as agências reguladoras do Brasil, notadamente os de competência exclusiva do Senado Federal, conforme determinado pela Constituição Federal e ainda pouco explorados na literatura, empreende-se a elaboração deste trabalho. O objetivo central consiste na análise detalhada dos mecanism...
Considerando a oportunidade de enriquecer os estudos acerca dos mecanismos de controle congressual sobre as agências reguladoras do Brasil, notadamente os de competência exclusiva do Senado Federal, conforme determinado pela Constituição Federal e ainda pouco explorados na literatura, empreende-se a elaboração deste trabalho. O objetivo central consiste na análise detalhada dos mecanism...
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A influência da qualidade de vida no trabalho dos servidores da secretaria de estado de economia ...
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) vêm ganhando espaço cada vez maior nos órgãos públicos, assumindo assim um papel de destaque na estratégia da organização. Analisar a influência da qualidade de vida no trabalho dos servidores da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC), foi o objetivo da presente dissertação. A pesquisa foi do tipo descritiva, e o estudo co...
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) vêm ganhando espaço cada vez maior nos órgãos públicos, assumindo assim um papel de destaque na estratégia da organização. Analisar a influência da qualidade de vida no trabalho dos servidores da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC), foi o objetivo da presente dissertação. A pesquisa foi do tipo descritiva, e o estudo co...
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Gestão estratégica no setor público distrital: percepções dos servidores sobre o uso de metodologias ágeis
O Plano Estratégico do Distrito Federal (PEDF), ciclo 2019 a 2060, é marcado como o primeiro plano estratégico governamental a incorporar metodologias ágeis, em especial as da Objectives and Key Results (OKR) e Must Win Battles (MWB), e em considerar marcos temporais como o ciclo do Plano Plurianual (PPA), da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Centenário de Bra...
O Plano Estratégico do Distrito Federal (PEDF), ciclo 2019 a 2060, é marcado como o primeiro plano estratégico governamental a incorporar metodologias ágeis, em especial as da Objectives and Key Results (OKR) e Must Win Battles (MWB), e em considerar marcos temporais como o ciclo do Plano Plurianual (PPA), da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Centenário de Bra...
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Análise de Prioridades na definição das agendas de políticas públicas dos governadores do Distrito Federal
O presente trabalho objetiva analisar comparativamente as Mensagens de abertura das últimas sete legislaturas encaminhadas pelos governadores à Câmara Legislativa do Distrito Federal, em atendimento à exigência da Lei Orgânica distrital, a fim de verificar se existem diferenças expressivas entre os temas de políticas públicas retratados nas agendas de prioridades dos governadores do Distrito Fe...
O presente trabalho objetiva analisar comparativamente as Mensagens de abertura das últimas sete legislaturas encaminhadas pelos governadores à Câmara Legislativa do Distrito Federal, em atendimento à exigência da Lei Orgânica distrital, a fim de verificar se existem diferenças expressivas entre os temas de políticas públicas retratados nas agendas de prioridades dos governadores do Distrito Fe...
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Fatores críticos de sucesso e impactos inerentes ao processo de aquisições do comando logístico (COLOG)...
Esta pesquisa intitulada Fatores críticos de sucesso e impactos inerentes ao processo de aquisições do comando logístico (Colog) do exército brasileiro teve como problema desta pesquisa baseia-se na seguinte pergunta: Como otimizar os fatores críticos de sucesso relacionados ao processo de aquisição do Exército Brasileiro podem ser organizados para eliminar vícios de concepção contratual, cujas...
Esta pesquisa intitulada Fatores críticos de sucesso e impactos inerentes ao processo de aquisições do comando logístico (Colog) do exército brasileiro teve como problema desta pesquisa baseia-se na seguinte pergunta: Como otimizar os fatores críticos de sucesso relacionados ao processo de aquisição do Exército Brasileiro podem ser organizados para eliminar vícios de concepção contratual, cujas...
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Processo de transformação digital: atendimento ao público no âmbito da Companhia de Saneamento Ambiental do...
O objetivo principal desta pesquisa foi responder se a digitalização contribui para que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb alcance maior qualidade no atendimento prestado aos cidadãos, e analisar as melhorias que poderão ser proporcionadas aos clientes da companhia, a partir da utilização do conceito de governo digital e das Tecnologias de Informação e Comunicação (...
O objetivo principal desta pesquisa foi responder se a digitalização contribui para que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb alcance maior qualidade no atendimento prestado aos cidadãos, e analisar as melhorias que poderão ser proporcionadas aos clientes da companhia, a partir da utilização do conceito de governo digital e das Tecnologias de Informação e Comunicação (...
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Comissão de ética do SERPRO no contexto de integridade pública: uma análise sobre mudanças, desafios&...
A vigência de novas diretrizes e exigências legais sobre governança e integridade pública apresentou reflexos na atuação das comissões de ética do Poder Executivo Federal, importantes agentes de promoção da ética. A comissão passou de elemento central e autônomo de um sistema específico para figurar como componente de um sistema maior (integridade), no qual a ética se caracterizava co...
A vigência de novas diretrizes e exigências legais sobre governança e integridade pública apresentou reflexos na atuação das comissões de ética do Poder Executivo Federal, importantes agentes de promoção da ética. A comissão passou de elemento central e autônomo de um sistema específico para figurar como componente de um sistema maior (integridade), no qual a ética se caracterizava co...
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Capacidades de inovação: recomendações baseadas em diagnóstico do sistema CONFEA/CREA
O presente estudo apresenta uma análise das capacidades de inovação no Sistema Confea/Crea, visando à sua otimização e ao reforço da inovação no setor público do Brasil. Frente a um cenário global que demanda agilidade e inovação, a pesquisa delineou e avaliou as capacidades de inovação no Sistema, propondo um modelo colaborativo para identificar e melhorar áreas chave. A pesquisa se ...
O presente estudo apresenta uma análise das capacidades de inovação no Sistema Confea/Crea, visando à sua otimização e ao reforço da inovação no setor público do Brasil. Frente a um cenário global que demanda agilidade e inovação, a pesquisa delineou e avaliou as capacidades de inovação no Sistema, propondo um modelo colaborativo para identificar e melhorar áreas chave. A pesquisa se ...
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Proteção de dados e transparência pública: uma visão das contratações públicas nos órgãos de controle ...
A Administração Pública, no exercício da atividade administrativa, promove o compartilhamento de dados pessoais de servidores e dos administrados para diversos fins. Em contraponto à privacidade dos dados, existe a transparência pública, em suas dimensões ativa e passiva. A tutela jurídica de tais bens gera um conflito aparente de normas e políticas públicas, bem como de suas perspe...
A Administração Pública, no exercício da atividade administrativa, promove o compartilhamento de dados pessoais de servidores e dos administrados para diversos fins. Em contraponto à privacidade dos dados, existe a transparência pública, em suas dimensões ativa e passiva. A tutela jurídica de tais bens gera um conflito aparente de normas e políticas públicas, bem como de suas perspe...
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A transformação digital no programa de descentralização administrativa e financeira: avaliação do valor público&...
Esta dissertação teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com a implementação da automação do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira - PDAF, com base nos princípios da Administração Pública, em especial, da transparência, da isonomia, da competitividade, da celeridade e da eficiência, e a geração de valor à sociedade no que tange à transformação digital, a...
Esta dissertação teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com a implementação da automação do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira - PDAF, com base nos princípios da Administração Pública, em especial, da transparência, da isonomia, da competitividade, da celeridade e da eficiência, e a geração de valor à sociedade no que tange à transformação digital, a...
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Determinantes da bancarização dos beneficiários do programa bolsa-família no período pré-pandemia
O presente trabalho objetiva verificar quais as variáveis influenciaram a bancarização dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) no período que antecede a pandemia da COVID-19, uma vez que inexistia a compulsoriedade de abertura de conta por parte dos beneficiários. O utilizou dados reais fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) relativos ao período de pesqui...
O presente trabalho objetiva verificar quais as variáveis influenciaram a bancarização dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) no período que antecede a pandemia da COVID-19, uma vez que inexistia a compulsoriedade de abertura de conta por parte dos beneficiários. O utilizou dados reais fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) relativos ao período de pesqui...
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A melhoria na execução orçamentária como consequência da centralização das compras públicas no GAP-DF
O presente trabalho aborda a temática referente à melhoria na execução orçamentária como consequência da centralização das compras públicas, tendo como objetivo investigar se de fato a implementação da política pública de centralização de compras proporcionou uma melhoria na execução orçamentária das Organizações Militares envolvidas no processo. A pesquisa empregou uma abordagem de...
O presente trabalho aborda a temática referente à melhoria na execução orçamentária como consequência da centralização das compras públicas, tendo como objetivo investigar se de fato a implementação da política pública de centralização de compras proporcionou uma melhoria na execução orçamentária das Organizações Militares envolvidas no processo. A pesquisa empregou uma abordagem de...
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O sucesso feminino na gestão municipalista: estudo de caso do Município de Jandaía – Go
A transparência pública tem avançado de forma bastante positiva nos últimos anos, assim como a participação feminina na Administração Pública Municipal, entretanto a mudança de cenário demanda tempo e esforço para que os resultados venham a prosperar. Neste contexto, pretende-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Seria a gestão feminina capaz de alcançar um maior nível de tr...
A transparência pública tem avançado de forma bastante positiva nos últimos anos, assim como a participação feminina na Administração Pública Municipal, entretanto a mudança de cenário demanda tempo e esforço para que os resultados venham a prosperar. Neste contexto, pretende-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Seria a gestão feminina capaz de alcançar um maior nível de tr...
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O diagnóstico do perfil socioeconômico das famílias contempladas com a implementação de programas habitaci...
Este estudo objetiva realizar o perfil socioeconômico e o diagnóstico das necessidades das famílias que habitam os quatro empreendimentos Residenciais de Macapá, capital do estado do Amapá, região Norte do Brasil, sob a gestão da Prefeitura Municipal, sendo eles: Residencial Mucajá, inaugurado em 2011, Residencial Mestre Oscar Santos, inaugurado em 2013, o conjunto habitacional São Jo...
Este estudo objetiva realizar o perfil socioeconômico e o diagnóstico das necessidades das famílias que habitam os quatro empreendimentos Residenciais de Macapá, capital do estado do Amapá, região Norte do Brasil, sob a gestão da Prefeitura Municipal, sendo eles: Residencial Mucajá, inaugurado em 2011, Residencial Mestre Oscar Santos, inaugurado em 2013, o conjunto habitacional São Jo...
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A fase interna dos pregões eletrônicos de defesa cibernética: estudo de caso à luz das recomenda...
A realização de estudos voltados à compreensão dos processos licitatórios à luz dos pregões eletrônicos, especialmente no que tange às recomendações do TCU, para aquisições de bens e serviços, visando garantir a defesa cibernética nacional, apresentam-se como uma necessidade urgente para a administração pública, considerando a importância da temática e seu impacto para o gestor govern...
A realização de estudos voltados à compreensão dos processos licitatórios à luz dos pregões eletrônicos, especialmente no que tange às recomendações do TCU, para aquisições de bens e serviços, visando garantir a defesa cibernética nacional, apresentam-se como uma necessidade urgente para a administração pública, considerando a importância da temática e seu impacto para o gestor govern...
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Estudo de caso do caderno de sugestões de emendas distritais do governo do distrito federal no pe...
A presente pesquisa tem como tema a gestão das emendas parlamentares individuais, com foco no estudo de caso do Caderno de Sugestões de Emendas Distritais. Esse Nudge, elaborado pelo Governo do Distrito Federal atua como um guia e um incentivo para que os parlamentares realizem suas escolhas em projetos alinhados à resolução de problemas da sociedade. O estudo propõe-se a investigar em que medi...
A presente pesquisa tem como tema a gestão das emendas parlamentares individuais, com foco no estudo de caso do Caderno de Sugestões de Emendas Distritais. Esse Nudge, elaborado pelo Governo do Distrito Federal atua como um guia e um incentivo para que os parlamentares realizem suas escolhas em projetos alinhados à resolução de problemas da sociedade. O estudo propõe-se a investigar em que medi...
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Burocracia e inovação: os efeitos de capacidades burocráticas sobre as compras por encomendas tecnológicas...
As Encomendas Tecnológicas (ETEC) são um instrumento de compras públicas de inovação ainda pouco explorado no país. Presumivelmente sua baixa utilização está relacionada às capacidades burocráticas para implementação da política. Esta pesquisa teve por objetivo geral identificar quais capacidades da burocracia pública, em nível organizacional e individual, são relevantes para a realiz...
As Encomendas Tecnológicas (ETEC) são um instrumento de compras públicas de inovação ainda pouco explorado no país. Presumivelmente sua baixa utilização está relacionada às capacidades burocráticas para implementação da política. Esta pesquisa teve por objetivo geral identificar quais capacidades da burocracia pública, em nível organizacional e individual, são relevantes para a realiz...
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Compras públicas centralizadas: a experiência do estado do amapá
Estimulada pela Lei nº 14.133/2021, a centralização de compras públicas é um modelo de referência a ser adotado por toda a administração pública brasileira, uma vez que uniformiza os processos e padroniza as aquisições, naquilo que é comum. O presente estudo analisa a implantação do modelo centralizado de compras públicas do Poder Executivo do Estado do Amapá, objetivando-se alcançar um p...
Estimulada pela Lei nº 14.133/2021, a centralização de compras públicas é um modelo de referência a ser adotado por toda a administração pública brasileira, uma vez que uniformiza os processos e padroniza as aquisições, naquilo que é comum. O presente estudo analisa a implantação do modelo centralizado de compras públicas do Poder Executivo do Estado do Amapá, objetivando-se alcançar um p...
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Seleção de componentes de valorização profissional para a implantação de um programa de meritocracia no...
A Nova Governança Pública (NGP), também denominada de administração pública gerencial consisti, em linhas gerais, em mudanças deliberadas de estruturas e processos nas organizações do setor público com o objetivo de obter melhores desempenhos. No âmbito das discussões sobre a necessidade de modernização da administração pública brasileira, crescem de importância temas como a melhori...
A Nova Governança Pública (NGP), também denominada de administração pública gerencial consisti, em linhas gerais, em mudanças deliberadas de estruturas e processos nas organizações do setor público com o objetivo de obter melhores desempenhos. No âmbito das discussões sobre a necessidade de modernização da administração pública brasileira, crescem de importância temas como a melhori...
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