Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2726
Título: Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos com deficiência em seis agências reguladoras federais brasileiras
Autor(es): Bezerra, Jayne da Silva
Orientador(es): Côrtes, Felipe Guimarães
Palavras-chave: Gestão de pessoas;Qualidade de vida no trabalho;Pessoas com deficiência;Administração pública;Agências reguladoras
Editor: IDP/EAB
Citação: BEZERRA, Jayne da Silva. Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos com deficiência em seis agências reguladoras federais brasileiras. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2018.
Resumo: A temática da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) passou a ser vista como objeto de interesse da sociedade no início do século XXI, com o aumento expressivo dos indicadores negativos na saúde e segurança dos trabalhadores, com impactos para o alcance das metas e dos objetivos organizacionais. No setor público as práticas de QVT são implantadas através dos programas de qualidade de vida no trabalho, que frequentemente não abrangem os servidores com deficiência, um grupo de pessoas que enfrenta diversas barreiras de convívio na sociedade e no contexto de inclusão laboral. Diante disto, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a Qualidade de Vida no Trabalho de servidores públicos com deficiência nas Agências Reguladoras Federais brasileiras. Os métodos de pesquisas utilizados foram o levantamento de opiniões, a natureza do estudo foi teórico-empírica, a natureza da pesquisa foi descritiva, a abordagem qualitativa, a amostragem não probabilística e a análise de dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Os resultados apresentaram diversos desafios a serem trabalhados, como a necessidade de melhoria dos espaços físicos, foram constatados diversos programas de QVT e apontada a ausência de programas de qualidade de vida no trabalho voltados especificamente para este público, sendo as particularidades atendidas de forma individualizada e conforme demandas pontuais recebidas pelos gestores e o significado de pessoa com deficiência para os gestores. A pesquisa contribuiu para melhor compreensão de uma temática pouco explorada academicamente, além de fornecer insumos relevantes para possíveis intervenções nas organizações estudadas. Como agenda de pesquisa, propôs-se a verificação da eficácia das políticas e programas de QVT para servidores com deficiência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2726
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jayne da Silva Bezerra.pdf864.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.