Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2881
Título: A influência da mídia Brasiliense na percepção social das religiões de matriz Africana no Distrito Federal
Autor(es): Rezende, Beatriz Pinheiro
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Direito fundamental;Discurso;Religião;Intolerância
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: REZENDE, Beatriz Pinheiro. A influência da mídia Brasiliense na percepção social das religiões de matriz Africana no Distrito Federal. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por fito avaliar como a mídia tem contribuído para a concretização do direito fundamental à liberdade de crença e para a conscientização social acerca de sua importância. Para isso, a partir do método de análise de discurso de Teun Adrianus Van Dijk, foram analisadas 34 (trinta e quatro) notícias do jornal “Correio Braziliense”, filtradas pelas palavras-chave “religião”, “matriz” e “africana”, entre o período de 1º de janeiro de 2006 a 31 de maio de 2016. A pesquisa busca analisar o discurso do principal meio de comunicação impresso do Distrito Federal frente aos inúmeros episódios de intolerância religiosa na região e entorno, em contraponto com a garantia constitucional da liberdade de culto.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2881
Aparece nas coleções:Mestrado Interinstitucional em Direito (Minter)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_BEATRIZ PINHEIRO REZENDE_MESTRADO EM DIREITO_ 2017.pdf2.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.