Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2882
Título: Programas de transferência de renda no Brasil: contribuições e limites para efetivação da cidadania social
Autor(es): Barbosa Filho, Nilson Rodrigues
Orientador(es): Ximenes, Julia Maurmann
Palavras-chave: Cidadania social;Bolsa família;Transferência de renda
Editor: IDP/EAB
Citação: BARBOSA FILHO, Nilson Rodrigues. Programas de transferência de renda no Brasil: contribuições e limites para efetivação da cidadania social. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: A cidadania num Estado Democrático de Direito compreende a garantia de igualdade de direitos e liberdades civil, além do direito igualitário de participação política, tanto na escolha de representantes, quanto para se candidatar para ocupar cargos de representação popular. A igualdade formal, contudo, não é suficiente para garantir oportunidades iguais de participação em comunidade. Razão pela qual, junto com os elementos civis e políticos da cidadania, agrega-se o elemento social, como um elo entre a igualdade formal perante a lei e as desigualdades socioeconômicas comuns às sociedades capitalistas. No presente trabalho são avaliados os impactos e limitações dos programas de transferência de renda, especialmente o programa bolsa família, na efetivação da cidadania social, entendida como o elemento da cidadania correspondente à inclusão, integração e participação social, o que compreende a igualdade de acesso a oportunidades de galgar ocupações e espaços na sociedade. Na pesquisa são analisadas algumas concepções públicas de justiça que potencialmente servem à materialização da cidadania social, com destaque para ideia de justiça e desenvolvimento de capacidades de Amartya Sen. A assistência social, como uma das bases que, ao lado da saúde e da previdência social, foram a seguridade social, é estudada no trabalho, com enfoque aos benefícios assistências de transferência de renda, como o bolsa família e os benefícios de prestação continuada ao idoso e ao deficiente. A eficácia destes programas no combate à fome e a extrema pobreza é comprovada, porém, seu efeito em relação ao desenvolvimento de outras liberdades substanciais se mostra bastante limitado.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2882
Aparece nas coleções:Mestrado Interinstitucional em Direito (Minter)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO__NILSON RODRIGUES BARBOSA FILHO_MESTRADO EM DIREITO _2017.PDF1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.