Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bachur, João Paulo | - |
dc.contributor.author | Bueno, Bárbara Nunes Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T14:19:10Z | - |
dc.date.available | 2021-02-26T14:19:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-02 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Bárbara Nunes Ferreira. O modelo cívico-militar como política educacional à luz da Constituição Federal de 1988. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2968 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga o movimento de militarização das escolas públicas brasileiras com o objetivo de descobrir como tem se dado – e se tem se dado – a efetivação da garantia do direito à educação nesse modelo de gestão. A reflexão sobre a entrega da gestão de escolas públicas do país para instituições militares remete a discussões sobre o valor da educação e o papel da escola na sociedade, além do contexto político social e econômico em que esse fenômeno acontece. Tendo como tema “O Modelo Cívico-Militar como política educacional à luz da Constituição Federal de 1988”, a pesquisa objetiva revisitar os marcos constitucionais e legais do direito à educação e do direito à segurança pública, que constituem exigências inarredáveis do exercício efetivo de todas as liberdades e garantias da igualdade de oportunidades, investigar o que fundamenta a implementação de Escolas Cívico-Militares e trazer reflexões sobre possíveis consequências da penetração da cultura militar na escola. A pesquisa possui cunho qualitativo e a metodologia escolhida para reunir estratégias que explorassem o tema e possibilitassem seu desenvolvimento foi a de revisão bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo, que permitiram que a pesquisadora concluísse, ao final, pela necessidade de alguns ajustes serem feitos, para que o modelo cívico-militar não fira a Constituição Federal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | IDP/EAB | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | Direitos fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Segurança pública | pt_BR |
dc.subject | Modelo cívico-militar | pt_BR |
dc.title | O modelo cívico-militar como política educacional à luz da Constituição Federal de 1988 | pt_BR |
dc.type | Tese de mestrado | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ BÁRBARA NUNES FERREIRA BUENO_MESTRADO EM DIREITO_2020.pdf | 745.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.