Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3022
Título: Relação entre gastos públicos e renda nacional: evidências empíricas no brasil de 1997 a 2019
Autor(es): Possa, Anderson Aorivan da Cunha
Orientador(es): Sachsida, Adolfo
Palavras-chave: Gastos públicos;PIB;Renda nacional;Relação de causalidade
Editor: IDP/ EAB
Citação: POSSA, Anderson Aorivan da Cunha. Relação entre gastos públicos e renda nacional: evidências empíricas no brasil de 1997 a 2019. 2021. 22 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação investiga a existência de relação de causalidade entre gastos públicos e renda nacional, a partir de evidências empíricas do Brasil, entre os anos de 1997 e 2019. Para isso, utilizaram-se dados do PIB e de despesas públicas federais. Aplicaram-se, inicialmente, os testes ADF, Ng Perron e Perron, para aferir a ocorrência de raiz unitária, em I(0), não foram encontradas raízes unitárias, estando as séries estacionárias. Procedeu se, então, ao teste de causalidade de Granger, para examinar a ocorrência de relação causal entre as despesas e o PIB, estabelecendo a precedência temporal entre as variáveis. Concluiu-se que há relação de causalidade entre os dispêndios públicos federais e o PIB. Assim, dependendo do sentido, positivo ou negativo, desse nexo causal, podem ser provadas as abordagens que tratam a dinâmica dos gastos públicos e seu nexo de causalidade com a renda, sejam elas: a Lei de Wagner, as hipóteses keynesianas e as hipóteses não keynesianas.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ ANDERSON AORIVAN DA CUNHA POSSA_MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA_2021.pdf938.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.