Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3080
Título: Mulheres são mais avessas ao risco em investimentos? Uma análise da relevância do gênero na tomada de riscos financeiros no Brasil
Autor(es): Cyrino de Sá, Rachel Borges Pereira
Costa Filho, Adonias Evaristo da
Palavras-chave: Aversão ao risco;Investimentos femininos;Planejamento financeiro
Editor: IDP/ EAB
Citação: CYRINO DE SÁ, Rachel Borges Pereira; COSTA FILHO, Adonias Evaristo da. Mulheres são mais avessas ao risco em investimentos? Uma análise da relevância do gênero na tomada de riscos financeiros no Brasil. 2020. 34 f. Working Paper (Economia) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar se mulheres apresentam maior aversão ao risco em investimentos, quando comparado aos homens. O estudo utilizou regressões lineares múltiplas, usando como proxy de risco a volatilidade observada em carteiras reais de investimentos, e controlando a variável gênero por outras variáveis socioeconômicas, como idade, estado civil, domicílio e patrimônio declarado. Os resultados encontrados indicam que o gênero é altamente relevante para o nível de volatilidade de portfólios de investimento, gerando resultados estatisticamente significantes para todos os testes realizados. Deste modo, o presente estudo corrobora a literatura existente ao encontrar que mulheres tendem a apresentar maior aversão ao risco em investimentos, agregando dados empíricos ao campo da análise de finanças femininas.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3080
Aparece nas coleções:Série IDP Working Papers

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
03_WorkingPaper_ECO - RACHEL BORGES PEREIRA CYRINO DE SÁ e ADONAI EVARISTO DA COSTA FILHO.pdf916.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.