Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3540
Título: Análise da saúde pública brasileira: o Sistema Único de Saúde (SUS), suas fontes de financiamento, desafios e a presença do terceiro setor
Autor(es): Figueiredo, Bruna Luiza Santos de
Orientador(es): Rodrigues, Leandro do Nascimento
Palavras-chave: Saúde pública brasileira;Direito à saúde;Sistema Único de Saúde (SUS);História da saúde pública brasileira;Terceiro setor na saúde
Editor: IDP/EAB
Citação: FIGUEIREDO, Bruna Luiza Santos de. Análise da saúde pública brasileira: o Sistema Único de Saúde (SUS), suas fontes de financiamento, desafios e a presença do terceiro setor. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: A grande dimensão do território brasileiro e de seu contingente populacional, que atualmente conta com cerca de 210 milhões de habitantes distribuídos ao longo de 27 unidades federativas e 5.568 municípios, evidencia a gigantesca complexidade operacional que envolve a gestão de um sistema de saúde pública integral e universal, ou seja, que sempre está pronto para atender as demandas de todos os cidadãos brasileiros de forma gratuita. Diante desse cenário, o presente estudo tem o objetivo de realizar uma análise do atual panorama da saúde pública no Brasil, evidenciar os acertos e os desafios enfrentados na gestão do Sistema Único de Saúde, entender como esse sistema se originou, qual é o arcabouço legal que o respalda, compreender a participação de cada ente federativo em seu custeio, observar a presença do Terceiro Setor na saúde pública e apontar possíveis alternativas para contornar os desafios enfrentados e conseguir atingir o máximo de eficiência, eficácia e efetividade.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3540
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ BRUNA LUIZA SANTOS DE FIGUEIREDO _2020 .pdf509.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.