Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3541
Título: A reforma da previdência, a digitalização dos processos de trabalho e o impacto sobre os indivíduos da geração babyboomer
Autor(es): Martins, Alexandre Magno Peixoto
Orientador(es): Rodrigues, Leandro do Nascimento
Palavras-chave: Babyboomers;Mercado de trabalho;Reforma da previdência;Digitalização;Processos de trabalho;Competência digital
Citação: MARTINS, Alexandre Magno Peixoto. A reforma da previdência, a digitalização dos processos de trabalho e o impacto sobre os indivíduos da geração babyboomer. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: A queda da taxa de fecundidade, o aumento da longevidade, as bruscas mudanças no mercado de trabalho e as exigências digitais para os indivíduos com mais de 50 anos. Trabalhadores originalmente de formação analógica que viveram a maior e mais rápida transformação nos processos de trabalho através do uso da tecnologia. Como essa parcela da população economicamente ainda ativa que em poucas décadas representará algo em torno de 70 milhões de indivíduos. Como esses indivíduos serão impactados pelas novas regras de obtenção do benefício da aposentadoria. Quais as novas regras para a obtenção do Benefício de Prestação Continuada e seu impacto nas contas públicas. Foram elaborados questionários para aproximadamente 100 pessoas acima de 50 anos e economicamente ativas sobre suas percepções acerca do atual mercado de trabalho. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a inexistência e a necessidade de políticas públicas inclusivas para essa parcela significativa da população e sobre a necessidade desses profissionais em uma adequação com a aquisição de competências digitais para a possível garantia de empregabilidade.
Abstract:The drop in the fertility rate, the increase in longevity, the sudden changes in the labor market and the digital demands for individuals over 50 years old. Workers originally from analogue training who have experienced the biggest and fastest transformation in work processes through the use of technology. As this portion of the economically active population that in a few decades will represent something around 70 million individuals. How these individuals will be impacted by the new rules for obtaining retirement benefits. What are the new rules for obtaining the Continuous Cash Benefit and its impact on public accounts. This article presents a literature review on the inexistence and need for inclusive public policies for this significant portion of the population and on the need for these professionals to adapt to the acquisition of digital skills for the possible guarantee of employability.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3541
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ ALEXANDRE MAGNO PEIXOTO MARTINS _2020.pdf713.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.