Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3810
Título: Comunicação interna: implicações da ineficiência no clima organizacional e na imagem da TV Brasil Central
Autor(es): Helrigle, Tatiana
Orientador(es): Santos, Ébida
Palavras-chave: Comunicação interna;Comunicação Organizacional;Clima;Imagem;Setor Público
Editor: Instituto Brasiliense de Direito Público
Citação: HELRIGLE, Tatiana. Comunicação interna: implicações da ineficiência no clima organizacional e na imagem da TV Brasil Central. 2022. 46 f. Artigo acadêmico (Pós-graduação em Comunicação, marketing e mídias no Setor Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Goiânia, 2017.
Resumo: Essa pesquisa trata das interferências da comunicação interna no clima organizacional, mais especificamente, tem a intenção de averiguar como a ineficiência da comunicação interna afeta o ambiente de trabalho e como isso reflete no clima organizacional e na imagem institucional da empresa. O estudo se deu na TV pública estadual TBC - TV Brasil Central, a partir do levantamento e análise dos processos de comunicação administrativa e interna, dentro do contexto da comunicação organizacional. Demonstrando através de pesquisa documental, bibliográfica e qualitativa, como a não institucionalização da comunicação leva a entraves desnecessários no ambiente organizacional, nesse caso no setor público. E como a partir de um diagnóstico eficiente podem ser traçados planos de ação de marketing interno ou endomarketing, revertendo com políticas simples e muitas vezes sem custo financeiro, um clima desfavorável e/ou uma imagem negativa. Esse trabalho serve como primeiro passo para um planejamento de comunicação interna eficiente e na busca de uma cultura organizacional mais positiva para a TBC
Abstract:This research deals with the interferences of internal communication in the organizational climate, more specifically, it intends to investigate how the inefficiency of internal communication affects the work environment and how this reflects in the organizational climate and the institutional image of the company. The study was carried out on TBC - TV Brasil Central, from the survey and analysis of the administrative and internal communication processes, within the context of organizational communication. Demonstrating through documentary, bibliographic and qualitative research, as the non-institutionalization of communication leads to unnecessary obstacles in the organizational environment, in this case in the public sector. And as from an efficient diagnosis can be drawn action plans of internal marketing or endomarketing, reversing with simple policies and often without financial cost, an unfavorable climate and / or a negative image. This work serves as a first step toward effective internal communication planning and the search for a more positive organizational culture for TBC.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3810
Aparece nas coleções:Especialização em Comunicação, Marketing e Mídias no Setor Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TATIANA HELRIGLE_2017.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.