Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3854
Título: Responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos crimes econômicos sociedade de risco e empresa
Autor(es): Guimarães Junior, José Leite
Orientador(es): Netto, Alamiro Velludo Salvador
Palavras-chave: Responsabilidade penal;Pessoa jurídica;Crime econômico;Sociedade de risco
Citação: GUIMARÃES JUNIOR, José Leite. Responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos crimes econômicos sociedade de risco e empresa. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito). – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2021.
Resumo: Nos dias atuais os crimes econômicos de toda espécie, os chamados crimes do “colarinho branco” causam enorme prejuízo à sociedade todos os anos. Tais crimes tem sua punição através das pessoas físicas que dirigem grandes grupos empresariais, sendo esses, os grandes beneficiários de tais condutas criminosas. Os referidos grupos econômicos por vezes estão ligados com o setor público e estão praticamente em todos os setores da sociedade. A legislação brasileira atualmente não permite a criminalização da pessoa jurídica, salvo na prática de crime ambiental, mas o artigo 173, parágrafo 5º da CF/88 prevê a possibilidade da criação legal da responsabilidade penal para a pessoa jurídica quanto à prática de crimes econômicos, sendo que hoje há nesse sentido em tramitação o Projeto de Lei do Senado 236/2012. Diante da grandiosidade que essas corporações assumiram em nossa sociedade, contando em sua organização com diversas divisões e setores, com quadro social e administrativo altamente complexo, programas de compliance muitas vezes não bem definidos, tornou-se necessário analisar a responsabilidade penal além da pessoa física, muitas vezes incriminada apenas por participar da sociedade ou de algum cargo de diretoria/administração. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, através de uma revisão bibliográfica nacional, analisar a questão da necessidade da responsabilidade penal da pessoa jurídica na prática de crimes econômicos e como seria essa legislação na atual sociedade de risco.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3854
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento - São Paulo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSSERTAÇÃO_ JOSÉ LEITE GUIMARÃES JUNIOR _ MESTRADO ACADÊMICO EM DIREITO.pdf809.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.