Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3861
Título: Arbitramento do compartilhamento dos postes: fundamentos teóricos e soluções práticas
Autor(es): Lopes, Alexandre Rosa
Orientador(es): Ribeiro, Carlos Vinícius Alves
Palavras-chave: Arbitramento;Agências reguladoras;Compartilhamento de infraestrutura
Citação: LOPES, Alexandre Rosa. Arbitramento do compartilhamento dos postes: fundamentos teóricos e soluções práticas. 2022. 57 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito). – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: As condições do compartilhamento dos postes podem ser fixadas por meio do arbitramento, que compreende a resolução administrativa de conflitos, a arbitragem, a resolução judicial e o arbitramento mediante o exercício do poder normativo estatal. A intervenção do arbitramento é justificada pelas características do mercado do compartilhamento, pela natureza jurídica dos postes e pela aplicação da doutrina da essential facility, o que conforma a natureza do direito e da relação jurídica decorrente do compartilhamento. A eficiente regulação da ocupação dos postes é um desafio constante, dada a complexidade da distribuição de competências e a necessária interação dos mercados regulados, energia e telecomunicações. Diante da atual problemática, busca-se soluções práticas e respostas para os limites do ato normativo que define as condições de compartilhamento, da arbitragem do contrato de compartilhamento e dos limites do controle judicial do arbitramento administrativo.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3861
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento - Brasília

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALEXANDRE ROSA LOPES_MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO.pdf951.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.