Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3875
Título: Políticas públicas de saneamento básico em meio à pandemia de covid-19: uma análise sobre a universalização dos serviços de água e esgoto como medida de enfrentamento à pandemia.
Autor(es): Rodrigues, Diego
Orientador(es): Machado, Monica Sapucaia
Palavras-chave: Saneamento básico;COVID-19;Políticas públicas;Saúde pública
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: RODRIGUES, Diego. Políticas públicas de saneamento básico em meio à pandemia de covid-19: uma análise sobre a universalização dos serviços de água e esgoto como medida de enfrentamento à pandemia. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Direito, Justiça e Desenvolvimento) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação analisa o saneamento básico, especialmente água e o esgotamento sanitário, como uma política pública sanitária, e tem como objeto de pesquisa o surto pandêmico da COVID-19. O estudo se delimita na compreensão de um ranking dos municípios brasileiros, com amostra de 20 municípios com melhores indicadores de saneamento, comparando-os com os 20 municípios com os piores indicadores, com intuito de identificar se há correlação entre os índices de saneamento básico e a maior disseminação da COVID-19. A base da pesquisa consiste em pormenorizar o papel do saneamento básico na prevenção, ou não, de doenças e na qualidade de vida da população. Observa-se quão fundamental é o saneamento básico, especialmente no que tange aos serviços de água e esgotamento sanitário, para a promoção da saúde pública. A metodologia adotada é a hipotético-dedutiva, com revisão da literatura de obras e estudos de especialistas no tema, análise dos dados do Sistema Nacional do Saneamento Básico (SNIS) e do Ministério da Saúde, bem como coleta dos dados junto ao poder público dos municípios analisados.
Abstract:This dissertation analyzes basic sanitation as a public health policy, and its research object is the COVID-19 pandemic outbreak. The study delimits itself in understanding a ranking of Brazilian municipalities, with a sample of 20 municipalities with the best sanitation indicators, comparing them with the 20 municipalities with the worst indicators, in order to identify whether there is a correlation between the basic sanitation indices and greater dissemination of COVID-19. The basis of the research is to detail the role of basic sanitation in the prevention, or not, of diseases and in the population's quality of life. It is observed how fundamental sanitation is, especially with regard to water and sewage services, for the promotion of public health. The adopted methodology is hypothetical-deductive, with literature review of works and studies by specialists on the subject, analysis of data from the National Basic Sanitation System (SNIS) and the Ministry of Health, as well as data collection with the government of the Municipalities of Manipulation.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3875
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento - São Paulo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_DIEGO RODRIGUES_MESTRADO EM DIREITO_2021.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.