Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4121
Título: Monitoramento de contrato de gestão em saúde pública: estudo de caso no hospital de base do Distrito Federal
Autor(es): Pires, Roosevelt Vilela
Orientador(es): Oliveira, Weder de
Palavras-chave: Gestão hospitalar;Indicadores de gestão;Monitoramento de saúde pública;Modelos de gestão
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: PIRES, Roosevelt Vilela. Monitoramento de contrato de gestão em saúde pública: estudo de caso no hospital de base do Distrito Federal. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação examina o sistema de monitoramento do Contrato de Gestão Nº 001/2018-SES/DF, entre a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e o IGES/DF no acompanhamento da gestão do Hospital de Base. Para isso, analisam- se as características da saúde pública e a evolução dos modelos de gestão no Brasil e no IGES/DF, buscando o fundamento para a implementação do contrato de gestão. Ao analisar a documentação relacionada ao contrato, constatou-se que o sistema de monitoramento não se fundamenta em metodologia clara e tecnicamente definida, carecendo de indicadores mais precisos, principalmente, do atributo da comparabilidade. A avaliação de melhorias na gestão da saúde pública, em relação ao hospital, torna-se, portanto, prejudicada.
Abstract:This study examines the monitoring system of the “Contrato de Gestão Nº 001/2018- SES/DF”, held between the Health Department of the Federal District and IGES/DF, especially regarding the management of Hospital de Base. Hence, the characteristics of public health and the evolution of management models in Brazil and in the IGES/DF are analyzed in order to understand the basis for the implementation of the management contract. While analyzing the documents related to the contract, it was found that the monitoring system is not based on a clear and technically defined methodology. In consequence, performance indicators mainly lack the attribute of comparability. The improvement assessment in public health management regarding this hospital is therefore hindered.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4121
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ROOSEVELT VILELA PIRES_MESTRADO ADM PUB_2021.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.