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dc.contributor.advisorCambraia, Alexander-
dc.contributor.authorFreitas, Elísio de Azevedo-
dc.date.accessioned2023-01-13T14:55:52Z-
dc.date.available2023-01-13T14:55:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.citationFREITAS, Elísio de Azevedo. Efeitos da desregulamentação da franquia obrigatória de bagagens no setor aéreo. 2023. 67 f. (Mestrado em Economia) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4127-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Economia, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho avalia os efeitos da desregulamentação da Franquia Obrigatória de Bagagem, com enfoque nos preços das passagens aéreas e quantidade de bagagem despachada pelos passageiros em voos domésticos regulares. O estudo contou com uma revisão bibliográfica e análise quantitativa dos microdados disponibilizados pela ANAC, a partir de análises comparativas e aplicação do modelo de regressão Weighted Least Square (WLS). As estimativas de efeito da cobrança da taxa mostraram redução no volume de bagagem despachada (em média 1,106 kg por passageiro), com maior redução para as empresas Azul (em média, 1,230 kg por passageiro) e Gol (em média, 1,142 kg por passageiro). A cobrança da taxa também mostrou queda no valor da tarifa média (R$ 36,38, em média), principalmente no caso das empresas (em média R$ 55,677) e Latam (em média R$ 13,28). Destaca-se a importância do acompanhamento dos resultados desse estudo em médio e longo prazo, a fim de verificar a permanência dos efeitos da medida de desregulamentação, trazendo transparência ao processo de regulação.pt_BR
dc.description.abstractThe present study evaluates the effects of the deregulation of the mandatory baggage tariff, focusing on the prices of airline tickets and the amount of baggage checked by passengers on regular domestic flights. The study included a bibliographic review and quantitative analysis of the microdata made available by ANAC, based on comparative analysis and application of the Weighted Least Square (WLS) regression model. Estimates of the effect of charging the fee showed a reduction in the volume of checked baggage (on average 1.106 kg per passenger), with a greater reduction for the companies Azul (on average, 1.230 kg per passenger) and Gol (on average, 1.142 kg per passenger). The collection of the fee also showed a decrease in the value of the average tariff (R$ 36.38, on average), mainly in the case of companies (on average R$ 55.677) and Latam (on average, R$ 13.28). The importance of monitoring the results of this study in the medium and long term is highlighted, in order to verify the permanence of the effects of the deregulation measure, bringing transparency to the regulation process.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectAnálise de Impacto Regulatóriopt_BR
dc.subjectRegulação - ANACpt_BR
dc.subjectFranquia de bagagem – setor aéreopt_BR
dc.subjectPassagens Aéreaspt_BR
dc.titleEfeitos da desregulamentação da franquia obrigatória de bagagens no setor aéreopt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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