Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vaz, Alexandre Cambraia Nascimento | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Reuvan Sodré de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T12:48:49Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T12:48:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Reuvan Sodré de. Gestão escolar no ensino fundamental II em Salvador - BA: uma análise de variáveis intervenientes. 2023. 84 f. (Mestrado Profissional em Administração Pública) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4162 | - |
dc.description.abstract | O Esta dissertação busca responder à questão: em que medida o nível de gestão interfere nos resultados da escola? O objetivo geral é situar as configurações da gestão escolar e seu impacto na educação a partir da análise das seguintes variáveis intervenientes em três escolas públicas estaduais de Salvador - BA: formação gestora e docente; equipe pedagógica; número de alunos por sala de aula; rede física; recursos estaduais e federais. Para isso, nossos objetivos específicos são: levantar e analisar dados sobre as seguintes variáveis intervenientes: formação gestora e docente; equipe pedagógica; número de alunos por sala de aula; rede física; recursos estaduais e federais; e verificar se há uma possível correlação entre essas variáveis e os resultados da escola. Partimos da seguinte hipótese: há uma correlação entre as variáveis intervenientes e o desempenho dos alunos. A pesquisa proposta é descritiva, abrangendo um estudo de caso e documental, seguindo uma abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário com três diretores de escolas públicas de Salvador – BA que contemplam o Ensino Fundamental II, vinculados à rede estadual de educação. Também foi feito um levantamento de dados junto às escolas e à Secretaria de Educação da Bahia, realizado no segundo trimestre de 2022. Os dados encontrados sobre as variáveis intervenientes mostraram que o desempenho escolar das escolas pode estar sendo afetado pelos problemas encontrados em relação à equipe pedagógica, ao número de alunos por sala de aula, à rede física e aos recursos estaduais e federais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation seeks to answer the question: to what extent does the level of management interfere with school results? The general objective is to situate the configurations of school management and its impact on education from the analysis of the following intervening variables in three state public schools in Salvador - BA: manager and teacher training; teaching team; number of students per classroom; physical network; state and federal resources. For this, our specific objectives are: raise and analyze data on the following intervening variables: number of students per classroom; manager and teacher training; teaching team; physical network; state and federal resources; and check whether there is a possible correlation between these variables and school results. We start from the following hypothesis: there is a correlation between the intervening variables and student learning. The proposed research is according to the descriptive approach, being a case study and documentary study, following a qualitative, quantitative approach. As a research instrument, a questionnaire has been conducted with five principals of elementar public Schools II in Salvador - BA linked to the state education network and data collection with schools and the Department of Education of Bahia, which took place in the beggining of 2022. The data found on the intervening variables showed that the school performance of schools may be affected by the problems encountered in relation to the pedagogical team, the number of students per classroom, the physical network and state and federal resources. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Variáveis intervenientes | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar no ensino fundamental II em Salvador - BA: uma análise de variáveis intervenientes | pt_BR |
dc.type | Tese de mestrado | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_ REUVAN SODRÉ DE OLIVEIRA_ MESTRADO_2022.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.