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dc.contributor.advisorAraújo, Suely Mara Vaz Guimarães de-
dc.contributor.authorGonçalves, Juan Carlos Costa de Arruda Pereira-
dc.date.accessioned2023-01-19T22:06:09Z-
dc.date.available2023-01-19T22:06:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juan Carlos Costa de Arruda Pereira. Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): investimento ou boas práticas de gestão - Análise comparativa entre os estados da federação. 2023. 51 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública).— Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4199-
dc.description.abstractOs desafios para superar os resultados de aprendizagem nas avaliações escolares exigem investimentos e boas práticas de gestão. É importante avaliar o quanto a gestão é capaz de melhorar os resultados num cenário de recursos insuficientes. Esta pesquisa verifica se, para obter um rendimento melhor no IDEB, indicador que mede taxas de rendimento e de aprendizagem, é necessário melhorar as práticas de gestão, ou se prepondera a questão financeira. Será realizada aplicação de testes estatísticos sobre os dados dos IDEBs dos estados brasileiros e do Distrito Federal entre 2007 e 2019, para verificar o grau de importância dos quesitos supracitados. Além disso, realizou-se uma análise de correlação bivariada entre os dados da despesa empenhada para as unidades selecionadas e suas respectivas notas alcançadas no IDEB, no período selecionado. Aplicou-se também um questionário para quatro especialistas ligados a área de educação para balizar os resultados alcançados. Encontrou-se resultados heterogêneos após uma minuciosa análise de correlação. Ao analisarmos grande parte dos estados da federação, denota-se que tal relação das variáveis de investimento em educação com os resultados do IDEB foi pequena ou média, e em grande parte negativa. Desta forma, os resultados não indicam, entre as variáveis analisadas, uma correlação. Sendo assim, foi sugerido a partir dos resultados obtidos que outros fatores, como a gestão educacional, a infraestrutura escolar, a qualidade do ensino entre tantos outros, podem influenciar na melhoria qualitativa educacional do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe Challenges to overcome learning outcomes in required investment estimates and good management practices It is important to assess whether management is able to improve outcomes in a scenario of insufficient resources. This is whether, to obtain a better performance in IDEB, an indicator that measures performance and learning rates, is to improve management practices, or if the financial issue prevails. Statistical tests will be carried out on the IDEB data of the Brazilian states between 2019 and 2019, for the degree of importance of the aforementioned items. In addition, an analysis of selected data from the bivariate task was carried out between the selected units and, for the scores obtained in the period, in the IDEB. There is also one specialist to four specialists linked to an elaborate education area. Heterogeneous results were found after a thorough verification analysis. When analyzing a large part of the states of the generation, it is noted that such a relationship of the variables of investment in education is small with the results of IDEB or average, and largely negative. In this way, the results do not indicate as the only ones, a certainty, between. Thus, school, the quality from the results obtained that other factors, such as educational management, infrastructure can influence the improvement of educational education in Brazil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIDPpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.titleÍndice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): investimento ou boas práticas de gestão - Análise comparativa entre os estados da federaçãopt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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