Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4272
Título: Construção de um indicador chave de risco para a inflação do Brasil: uma análise retrospectiva das previsões para o IPCA contidas no relatório Focus do Banco Central do Brasil
Autor(es): Gomes, Gildo Machado
Orientador(es): Miranda, Rogério Boueri
Palavras-chave: IPCA;Inflação;Política monetária;Riscos estratégicos
Editor: IDP
Citação: GOMES, Gildo Machado. Construção de um indicador chave de risco para a inflação do Brasil: uma análise retrospectiva das previsões para o IPCA contidas no relatório Focus do Banco Central do Brasil. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: A ideia de comparar uma previsão com um número aleatório não chega a ser inovadora. Muitos outros pesquisadores já o fizeram, como, por exemplo Egorov et al (2006), ou Kilian et al (2003). Contudo não foram encontrados trabalhos desse tipo com as previsões contidas no Boletim Focus do Banco Central do Brasil para a inflação. O estudo da dinâmica da inflação traz benefícios importantes para estabilização da economia e, consequentemente, para distribuição justa das riquezas do país. O trabalho consiste na implementação de um teste de validação das previsões do mercado, comparando-as com números em torno das médias passadas do próprio indicador. Os resultados encontrados evidenciam que há pouca informação nas previsões, especialmente em momentos mais turbulentos e para horizontes de tempo de médio e longo prazo. Contudo, há a possibilidade de aproveitamento dos dados presentes no relatório, não como previsões, mas como um índice de ancoragem do mercado.
Abstract:Comparing a prediction with a random number is not a novel idea. Many other researchers have already done so, such as Egorov et al (2006), or Kilian et al (2003). However, these works were not found for the forecasts contained in the Boletim Focus of the Central Bank of Brazil for inflation. Studies of the dynamics of inflation bring important benefits for the stabilization of the economy and, consequently, for the fair distribution of the country's wealth. The work consists of a validation test of market forecasts, comparing them with numbers around the past averages of the indicator itself. The results found show that there is not much information in the forecasts, especially in turbulent times and in the medium and long term. However, there is the possibility of using the data present in the report, not as forecasts, but as a market anchoring index.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4272
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GILDO MACHADO GOMES.pdf2.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.