Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4846
Título: A eficiência da estabilidade política no fluxo de investimento estrangeiro direto
Autor(es): Passos, Marcos Fernandes
Orientador(es): Rossi Junior, José Luiz
Palavras-chave: Investimento Estrangeiro Direto;Estabilidade Política;Efeitos Aleatórios;Tamanho de Mercado;Crédito ao Setor Privado;Taxa de Câmbio
Citação: PASSOS, Marcos Fernandes. A eficiência da estabilidade política no fluxo de investimento estrangeiro direto / Marcos Fernandes Passos. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da estabilidade política no fluxo de investimentos estrangeiros diretos (IED). O trabalho está dividido em seis partes, iniciando com a contextualização do tema, problema de pesquisa, objetivos gerais e específicos, justificativa do tema e organização do estudo. Em seguida, é apresentado o referencial teórico, abordando conceitos de IED e seus determinantes, com foco na relação entre IED e estabilidade política (PV). A metodologia é descrita na terceira parte, incluindo o tratamento dos dados em painel e testes para escolha do modelo, com efeitos fixos ou aleatórios, além da análise de causalidade de Granger. O plano amostral, a descrição das variáveis e o tratamento dos dados são abordados na quarta parte. Para um conjunto de 64 países, a estabilidade política não apresentou impacto significativo no IED, mas outras variáveis, como tamanho do mercado, crédito e taxa de câmbio, tiveram efeitos positivos e significativos. Para um grupo específico de 38 economias emergentes e em desenvolvimento, a estabilidade política se mostrou estatisticamente significativa, porém com efeito negativo no IED. A análise de causalidade encontrou relação unidirecional de IED para estabilidade política apenas para o grupo com todos os países, não havendo precedência na direção de PV para IED. Como implicações, sugere-se que políticas para atrair IED podem considerar o tamanho do mercado, o crédito e a política cambial, além de outros fatores econômicos e institucionais que podem impactar a atração de IED.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4846
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ MARCOS FERNANDES PASSOS _ MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.