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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5039
Título: | Avaliação de programas de compliance pela controladoria geral do Distrito Federal |
Autor(es): | Cunha, Marcus Paulo Santiago Teles |
Orientador(es): | Meneguin, Fernando Boarato |
Palavras-chave: | Programas de compliance;Integridade;Conformidade;Monitoramento |
Data de submissão: | 2024 |
Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa |
Citação: | CUNHA, Marcus Paulo Santiago Teles. Avaliação de programas de compliance pela controladoria geral do Distrito Federal. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo analisa a forma de avaliação dos programas
de compliance realizada pela Controladoria Geral do Distrito Federal -
CGDF. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa para
compreender os conceitos utilizados pela CGDF e os critérios de
avaliação. O objetivo é entender como a Controladoria obtém os seus
resultados e se esses se mantêm consistentes quando analisados no
contexto prático e comparados com a metologia utilizada pelo
pesquisador. A definição de compliance suscita a necessidade de estar
em conformidade com a lei. A pessoa jurídica que intenta estar em
conformidade precisa cumprir as leis, diretrizes, regulamentos internos
e externos, com a intenção de mitigar os riscos. Para cumprir todos os
requisitos legais, um programa de integridade eficaz apresenta pilares
bem definidos, no trabalho, eles serão divididos em cinco: (i)
comprometimento da alta administração; (ii) análise de riscos; (iii)
políticas e procedimentos claros e objetivos; (iv) comunicação e
treinamento; e (v) canal de denúncias, monitoramento e auditoria
interna. A necessidade de que estes pilares estejam corretamente
formalizados e em funcionamento é essencial para que programa seja
considerado efetivo. A declaração de efetividade dada pela CGDF a uma
empresa de terceirização de serviço será analisada no trabalho, a partir
dos seguintes critérios: a) os critérios de avaliação utilizado pela
Controladoria; b) os documentos submetidos à avaliação; c) a existência
de métricas para identificar programas de fachada, ou seja, aqueles que
são formalmente estabelecidos, mas na prática são inexistentes ou
ineficientes; d) a comparação das conclusões da CGDF com a avaliação
feita pelo autor. A conclusão principal do trabalho será no sentido de
citar evidências não avaliadas pela CGDF. Essas evidências podem
impactar na determinação de efetividade do programa de compliance
avaliado. Nos resultados da pesquisa sugestiona-se as mudanças ou
amadurecimentos dos critérios de avaliação. |
Abstract: | The present study examines the evaluation process of compliance programs conducted by the Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF). The research will adopt a qualitative approach to understand the concepts used by CGDF and the evaluation criteria. The objective is to comprehend how the Comptroller's Office obtains its results and whether these remain consistent when analyzed in practical context and compared with the methodology used by the researcher. The definition of compliance raises the need to be in accordance with the law. A legal entity striving for compliance must adhere to laws, internal and external guidelines, and regulations, aiming to mitigate risks. To fulfill all legal requirements, an effective integrity program presents well-defined pillars. In this work, they will be divided into five: (i) commitment of top management; (ii) risk analysis; (iii) clear and objective policies and procedures; (iv) communication and training; and (v) whistleblowing channel, monitoring, and internal auditing. The necessity for these pillars to be properly formalized and operational is essential for the program to be considered effective. The effectiveness declaration given by CGDF to a service outsourcing company will be analyzed based on the following criteria: a) The evaluation criteria used by the Comptroller's Office; b) The documents submitted for evaluation; c) The presence of metrics to identify façade programs, meaning those that are formally established but are practically non-existent or inefficient; d) A comparison of CGDF's findings with the evaluation conducted by the author. The primary finding will be to present evidence that has not been assessed by the CGDF. This evidence may have a significant bearing on the determination of the effectiveness of the evaluated compliance program. The research results suggest changes or the maturation of the evaluation criteria. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5039 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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