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Título: Avaliação dos desdobramentos da política de qualidade de vida no trabalho no Governo do Distrito Federal no período de 2020-2023
Autor(es): Barbosa, Maria de Jesus Januaruio
Orientador(es): Montezano, Lana
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho;Políticas públicas;Saúde no trabalho;Implementação de políticas públicas
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: BARBOSA, Maria de Jesus Januaruio. Avaliação dos desdobramentos da política de qualidade de vida no trabalho no Governo do Distrito Federal no período de 2020-2023. 2024. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo objetiva analisar a percepção dos servidores públicos dos órgãos do Governo do Distrito Federal sobre os desdobramentos decorrentes da implementação da política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) durante o período de 2020 a 2023. Para isso, realiza-se uma pesquisa teórico-empírica descritiva, com recorte temporal, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas, por meio da aplicação de dois questionários eletrônicos: um direcionado a 23 gestores envolvidos na implementação da política, selecionados por meio de amostragem não probabilística por julgamento; e outro conta com a participação voluntária de 335 servidores lotados nos 16 órgãos que ocupam o anexo ao Palácio do Buriti, onde as ações de QVT estão mais concentradas. A escolha desses servidores foi feita de maneira não probabilística por conveniência, objetivando incluir a perspectiva dos beneficiários do programa. Os resultados dessa pesquisa demonstram os desafios com maiores destaques na implementação da política, tais como: falta de disponibilidade de recursos financeiros (65,22%); falta de apoio político e da alta gestão (56,52%); e número de atores envolvidos no processo de implementação não condizente com as necessidades da implementação (52,17%). Além disso, foram identificadas facilidades na implementação, como a clareza estabelecida no normativo (60,87%); existência de rede de apoio nas propostas da política e do programa de QVT (56,52%); e alinhamento com os interesses dos beneficiários da política (52,17%). Quanto à percepção dos servidores sobre a contribuição das ações para melhoria da QVT, 51,20% concordam que a campanha de saúde física e psicológica contribui para essa melhoria. Na campanha de bem-estar, as iniciativas com maior índice de concordância foram as relacionadas ao refeitório, no espaço do servidor, com 70,10% e à distribuição de agasalhos, com 71,48%. Porém, uma parcela significativa de servidores,79,04%, não participou de certas ações, indicando a necessidade de melhorar o engajamento dos beneficiários da política. No que tange aos efeitos de participar da política de QVT, 64,26% dos servidores concordam que os cuidados adotados contribuem para melhorar a saúde física; 62,20% afirmaram que passaram a se preocupar mais com o bem-estar físico. Os gestores também observam uma melhoria na qualidade de vida dos servidores após a implementação da política e, ou programas de QVT, representando 21,80% dos resultados, com pontuação média acima da metade da escala de 0 a 10. Entretanto, os dados apresentam uma variedade de frequências denotando certa dispersão nos resultados. Com relação aos dados relativos ao número de atestados indicados pela SUBSAÚDE, 86,36% dos gestores entrevistados não percebem redução nos casos de absenteísmo; no entanto, observam uma diminuição no número de dias de afastamento. Diante dos fatos apresentados, este estudo ressalta a importância de continuar aprimorando as ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com um acompanhamento sistemático, para evitar a descontinuidade das ações por falta de participação dos servidores. Para estudos futuros, recomenda-se a realização de diagnósticos no sentido de expandir as iniciativas para os demais órgãos e secretarias com o objetivo de aumentar a adesão dos servidores.
Abstract:This study aims to analyze the perception of public servants from Brazil’s Federal District Government agencies about the developments resulting from implementing the Quality of Life at Work (QWL) policy from 2020 to 2023. To this end, theoretical research is carried out - descriptive empirical, with a time frame, using quantitative and qualitative approaches, through the application of two electronic questionnaires: one aimed at 23 managers involved in the policy implementation, selected through non-probabilistic sampling by judgment; and another has the voluntary participation of 335 employees working in the 16 bodies that occupy the annex building of “Palácio do Buriti”, where QWL actions are most concentrated. The choice of these servers was made non-probabilistic for convenience, aiming to include the perspective of the program's beneficiaries. The results of this research demonstrate the most prominent challenges in implementing the policy, such as: lack of financial resources availability (65.22%); lack of political and senior management support (56.52%); and number of actors involved in the implementation process not consistent with implementation needs (52.17%). Furthermore, ease of implementation was identified, such as the clarity established in the regulations (60.87%); the existence of a support network in the QWL policy and program proposals (56.52%); and alignment with the interests of policy beneficiaries (52.17%). Regarding the employees' perception of the contribution of actions to improving QWL, 51.20% agree that the physical and psychological health campaign contributes to this improvement. In the well-being campaign, the initiatives with the highest agreement rate were those related to the cafeteria, in the servant’s space, with 70.10%, and the distribution of warm clothing, with 71.48%. However, a significant portion of employees, 79.04%, did not participate in certain actions, indicating the need to improve the engagement of policy beneficiaries. Regarding the effects of participating in the QWL policy, 64.26% of employees agree that the care adopted contributes to improving physical health; 62.20% stated that they started to care more about their physical well-being. Managers also observe an improvement in the quality of life of employees after implementing the policy and/or QWL programs, representing 21.80% of the results, with an average score above half of the scale from 0 to 10. However, the data presents a variety of frequencies denoting a certain dispersion in the results. Regarding data relating to the number of certificates indicated by SUBSAÚDE, 86.36% of managers interviewed do not notice a reduction in cases of absenteeism; however, they observe a decrease on the number of days away. Given the facts presented, this study highlights the importance of continuing to improve Quality of Life at Work (QWL) actions, with systematic monitoring, to avoid discontinuity of actions due to lack of employee participation. For future studies, it is recommended that diagnoses be carried out to expand the initiatives to other bodies and departments to increase employee compliance
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5040
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

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