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    https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5040| Título: | Avaliação dos desdobramentos da política de qualidade de vida no trabalho no Governo do Distrito Federal no período de 2020-2023 | 
| Autor(es): | Barbosa, Maria de Jesus Januaruio | 
| Orientador(es): | Montezano, Lana | 
| Palavras-chave: | Qualidade de Vida no Trabalho;Políticas públicas;Saúde no trabalho;Implementação de políticas públicas | 
| Data de submissão: | 2024 | 
| Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa | 
| Citação: | BARBOSA, Maria de Jesus Januaruio. Avaliação dos desdobramentos da política de qualidade de vida no trabalho no Governo do Distrito Federal no período de 2020-2023. 2024. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2024. | 
| Resumo: | Este estudo objetiva analisar a percepção dos servidores públicos 
dos órgãos do Governo do Distrito Federal sobre os desdobramentos 
decorrentes da implementação da política de Qualidade de Vida no 
Trabalho (QVT) durante o período de 2020 a 2023. Para isso, realiza-se 
uma pesquisa teórico-empírica descritiva, com recorte temporal, 
utilizando abordagens quantitativas e qualitativas, por meio da 
aplicação de dois questionários eletrônicos: um direcionado a 23 
gestores envolvidos na implementação da política, selecionados por 
meio de amostragem não probabilística por julgamento; e outro conta 
com a participação voluntária de 335 servidores lotados nos 16 órgãos 
que ocupam o anexo ao Palácio do Buriti, onde as ações de QVT estão 
mais concentradas. A escolha desses servidores foi feita de maneira não 
probabilística por conveniência, objetivando incluir a perspectiva dos 
beneficiários do programa. Os resultados dessa pesquisa demonstram 
os desafios com maiores destaques na implementação da política, tais 
como: falta de disponibilidade de recursos financeiros (65,22%); falta de 
apoio político e da alta gestão (56,52%); e número de atores envolvidos 
no processo de implementação não condizente com as necessidades 
da implementação (52,17%). Além disso, foram identificadas facilidades 
na implementação, como a clareza estabelecida no normativo (60,87%); 
existência de rede de apoio nas propostas da política e do programa de 
QVT (56,52%); e alinhamento com os interesses dos beneficiários da 
política (52,17%). Quanto à percepção dos servidores sobre a 
contribuição das ações para melhoria da QVT, 51,20% concordam que a 
campanha de saúde física e psicológica contribui para essa melhoria. 
Na campanha de bem-estar, as iniciativas com maior índice de 
concordância foram as relacionadas ao refeitório, no espaço do servidor, 
com 70,10% e à distribuição de agasalhos, com 71,48%. Porém, uma 
parcela significativa de servidores,79,04%, não participou de certas 
ações, indicando a necessidade de melhorar o engajamento dos 
beneficiários da política. No que tange aos efeitos de participar da 
política de QVT, 64,26% dos servidores concordam que os cuidados 
adotados contribuem para melhorar a saúde física; 62,20% afirmaram 
que passaram a se preocupar mais com o bem-estar físico. Os gestores 
também observam uma melhoria na qualidade de vida dos servidores 
após a implementação da política e, ou programas de QVT, 
representando 21,80% dos resultados, com pontuação média acima da 
metade da escala de 0 a 10. Entretanto, os dados apresentam uma 
variedade de frequências denotando certa dispersão nos resultados. 
Com relação aos dados relativos ao número de atestados indicados pela 
SUBSAÚDE, 86,36% dos gestores entrevistados não percebem redução 
nos casos de absenteísmo; no entanto, observam uma diminuição no 
número de dias de afastamento. Diante dos fatos apresentados, este 
estudo ressalta a importância de continuar aprimorando as ações de 
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com um acompanhamento 
sistemático, para evitar a descontinuidade das ações por falta de 
participação dos servidores. Para estudos futuros, recomenda-se a 
realização de diagnósticos no sentido de expandir as iniciativas para os 
demais órgãos e secretarias com o objetivo de aumentar a adesão dos 
servidores. | 
| Abstract: | This study aims to analyze the perception of public servants from Brazil’s Federal District Government agencies about the developments resulting from implementing the Quality of Life at Work (QWL) policy from 2020 to 2023. To this end, theoretical research is carried out - descriptive empirical, with a time frame, using quantitative and qualitative approaches, through the application of two electronic questionnaires: one aimed at 23 managers involved in the policy implementation, selected through non-probabilistic sampling by judgment; and another has the voluntary participation of 335 employees working in the 16 bodies that occupy the annex building of “Palácio do Buriti”, where QWL actions are most concentrated. The choice of these servers was made non-probabilistic for convenience, aiming to include the perspective of the program's beneficiaries. The results of this research demonstrate the most prominent challenges in implementing the policy, such as: lack of financial resources availability (65.22%); lack of political and senior management support (56.52%); and number of actors involved in the implementation process not consistent with implementation needs (52.17%). Furthermore, ease of implementation was identified, such as the clarity established in the regulations (60.87%); the existence of a support network in the QWL policy and program proposals (56.52%); and alignment with the interests of policy beneficiaries (52.17%). Regarding the employees' perception of the contribution of actions to improving QWL, 51.20% agree that the physical and psychological health campaign contributes to this improvement. In the well-being campaign, the initiatives with the highest agreement rate were those related to the cafeteria, in the servant’s space, with 70.10%, and the distribution of warm clothing, with 71.48%. However, a significant portion of employees, 79.04%, did not participate in certain actions, indicating the need to improve the engagement of policy beneficiaries. Regarding the effects of participating in the QWL policy, 64.26% of employees agree that the care adopted contributes to improving physical health; 62.20% stated that they started to care more about their physical well-being. Managers also observe an improvement in the quality of life of employees after implementing the policy and/or QWL programs, representing 21.80% of the results, with an average score above half of the scale from 0 to 10. However, the data presents a variety of frequencies denoting a certain dispersion in the results. Regarding data relating to the number of certificates indicated by SUBSAÚDE, 86.36% of managers interviewed do not notice a reduction in cases of absenteeism; however, they observe a decrease on the number of days away. Given the facts presented, this study highlights the importance of continuing to improve Quality of Life at Work (QWL) actions, with systematic monitoring, to avoid discontinuity of actions due to lack of employee participation. For future studies, it is recommended that diagnoses be carried out to expand the initiatives to other bodies and departments to increase employee compliance | 
| Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. | 
| URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5040 | 
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública | 
Arquivos associados a este item:
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|---|---|---|---|---|
| Dissertação_MARIA DE JESUS JANUARIO BARBOSA_Mestrado Profissioal em Aministração Pública .pdf | 4.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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