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dc.contributor.advisorFreire, Alessandro de Oliveira Gouveia-
dc.contributor.authorSilva, Genilson Xavier da-
dc.date.accessioned2024-11-06T17:09:45Z-
dc.date.available2024-11-06T17:09:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.date.submitted2024-
dc.identifier.citationSILVA, Genilson Xavier da. Desafios e tendências da auditoria interna governamental no comando do exército sob enfoque nos serviços de avaliação e consultoria: advertência ao modelo de capacidade da auditoria interna. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5139-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado profissional em administração pública aborda as tendências e desafios impostos à atividade de auditoria do Comando do Exército após a publicação do Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal (Instrução Normativa - CGU nº 3/2017). Este referencial padronizou a auditoria interna governamental de acordo com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF), sintetizada no Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (IA-CM), desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA). Dessa forma, a pesquisa focou em abordar o problema de pesquisa quanto à aderência ou não da auditoria do Comando do Exército aos níveis 2 (infraestrutura) e 3 (integrado) do modelo IA-CM. Metodologicamente aplicada e descritiva, utilizou uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, com pesquisa documental e levantamento (survey) por questionário para coletar dados dos auditores. O estudo concluiu que a atividade de auditoria do SisCIEx se encontra no nível inicial (nível 1). As verificações de aderência indicaram que a auditoria do SisCIEx não atende completamente aos requisitos de institucionalização dos níveis 2 e 3 devido a obstáculos relacionados à estrutura remuneratória das Forças Armadas, baixa participação dos auditores em associações profissionais e a falta de certificações em auditoria. Além disso, os procedimentos de documentação do planejamento de auditoria e a ausência de um sistema eficaz de controle de custos e avaliação de desempenho afetaram negativamente a avaliação. A coordenação limitada com a auditoria externa e outros grupos de revisão também foram identificadas como áreas desafiadoras. Por fim, as recomendações destacam a importância de adaptar práticas de auditoria às especificidades do contexto militar e promover uma evolução contínua e sustentável da capacidade de auditoria interna do Sistema de Controle Interno do Exército (SisCIEx). O estudo fornece uma base para futuras autoavaliações e validações externas, estabelecendo um caminho para alcançar os níveis 2 e 3 do IA-CM.pt_BR
dc.description.abstractThis professional master's research in public administration addresses the trends and challenges imposed on the auditing activity of the Army Command following the publication of the Technical Reference for the Internal Governmental Audit Activity of the Federal Executive Branch (Normative Instruction - CGU No. 3/2017). This reference standardized internal governmental auditing according to the International Professional Practices Framework (IPPF), synthesized in the Internal Audit Capability Model (IA-CM) developed by the Institute of Internal Auditors (IIA). In this way, the research focused on addressing the research problem regarding whether or not the Army Command's audit adheres to levels 2 (infrastructure) and 3 (integrated) of the IA-CM model. Methodologically applied and descriptive, it used a mixed approach, combining qualitative and quantitative methods, with documentary research and a survey by questionnaire to collect data from the auditors. The study concluded that the auditing activity of SisCIEx is at the initial level (level 1). Adherence checks indicated that SisCIEx's audit does not fully meet the institutionalization requirements of levels 2 and 3 due to obstacles related to the remuneration structure of the Armed Forces, low participation of auditors in professional associations, and lack of audit certifications. Additionally, the procedures for documenting audit planning and the absence of an effective cost control and performance evaluation system negatively affected the assessment. Limited coordination with external audits and other review groups were also identified as challenging areas. Finally, the recommendations emphasize the importance of adapting audit practices to the specificities of the military context and promoting a continuous and sustainable evolution of the internal audit capacity of the Army's Internal Control System (SisCIEx). The study provides a basis for future self-assessments and external validations, establishing a path to achieving levels 2 and 3 of the IA-CM.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectAuditoria Interna governamentalpt_BR
dc.subjectExército brasileiropt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleDesafios e tendências da auditoria interna governamental no comando do exército sob enfoque nos serviços de avaliação e consultoria: advertência ao modelo de capacidade da auditoria internapt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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