Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5227
Título: A implantação da gestão por competência no âmbito das Secretarias de Estado de Governo do Distrito Federal: uma análise dos contextos organizacionais, dos condicionantes, das etapas e dos fatores críticos de sucesso
Autor(es): Samico, Ana Maria Borba
Orientador(es): Montezano, Lana
Palavras-chave: Administração pública;Gestão;Competência;Secretarias de Estado
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: SAMICO, Ana Maria Borba. A implantação da gestão por competência no âmbito das Secretarias de Estado de Governo do Distrito Federal: uma análise dos contextos organizacionais, dos condicionantes, das etapas e dos fatores críticos de sucesso. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025.
Resumo: A gestão por competências (GpC) tem se destacado como uma estratégia fundamental para modernizar a gestão de pessoas, promovendo maior eficiência e alinhamento estratégico nas organizações. No entanto, estudos mostram que sua aplicação ainda não é amplamente difundida no setor público, especialmente no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF). Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o estágio de implantação da GpC nas Secretarias de Estado do GDF e em dois órgãos especializados, identificando os fatores que influenciam esse processo. Assim, o estudo procurou responder à seguinte questão: “Qual é o estágio de implantação da Gestão por Competências nas Secretarias de Estado do Governo do Distrito Federal? ” A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando questionários on line, aplicados a 26 secretarias e órgãos, com 64 participantes e quatro entrevistas semiestruturadas com servidores da área de gestão de pessoas ou gestores responsáveis pela implantação nos órgãos pesquisados. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas de análise de conteúdo e estatística descritiva e inferencial para comparação de grupos. Os resultados demonstraram que a GpC foi parcialmente implantada em duas instituições, com outras duas em fase de planejamento, no entanto, enfrentam desafios como a resistência cultural, escassez de recursos e falta de apoio da alta gestão. Contudo, a existência de um planejamento estratégico e ações de capacitação foram fundamentais para facilitar os processos na gestão de pessoas. Cada objetivo específico foi alcançado, revelando que o contexto organizacional evidenciou a falta de capacitação e o desconhecimento dos benefícios da GpC. O principal fator crítico de sucesso foi o patrocínio da alta gestão, que atuou tanto como facilitador quanto dificultador, dependendo de sua presença ou ausência. As etapas da GpC estão em fase inicial ou moderada, mas houve avanços na identificação de lacunas de competências. A principal contribuição desta pesquisa é fornecer um diagnóstico dos condicionantes, como também os fatores críticos de sucesso, que impactam ou podem impactar a implantação e continuidade da GpC, oferecendo subsídios para a formulação e implantação de políticas mais eficazes no setor público, especialmente na área de gestão de pessoas.
Abstract:Management by competencies has emerged as a fundamental strategy for modernizing people management, promoting greater efficiency and strategic alignment in organizations. However, studies show that its application is not yet widespread in the public sector, especially within the scope of the Federal District Government (GDF). Given this context, this study aims to analyze the stage of implementation of management by competencies in the State Secretariats of the GDF and in two specialized agencies, identifying the factors that influence this process. Thus, the study sought to answer the following question: “What is the stage of implementation of Competency-based Management in the State Secretariats of the Federal District Government? ” The research was conducted through a quantitative and qualitative approach, utilizing on-line survey forms, applied to 26 departments and government bodies, with 64 participants, and 4 semi-structured interviews with professionals working in people management areas or with the managers responsible for the implementation within the departments and government bodies studied. Data analisys was made with content analisys techniques and descriptive and inferential statistics to compare the groups. The results have shown that management by competencies was partially implemented in two institutions, with another two in the planning phase which, however, were facing challenges like cultural resistance, resource scarcity, and lack of support from high management. On the other hand, the existance of strategic planning and training actions were fundamental in facilitating the proccesses in people management. Each specific goal was acheived, showing that the organizational context made evident the lack of training and knowledge about the benefits of management by competencies. The main critical success factor was the sponsorship of high management, which acted both as a facilitator or as an obstacle, depending on its presence or absence. The implementation steps of management by competencies are in their initial or intermediate phase, but there were advances in the identification of competency gaps. The main contribution of this research is to provide a diagnosys of the conditioning factors, as well as the critical success factors which impact or can impact the implementation and continuity of management by competencies, serving as a reference to planning and 11 implementing more effective policies in the public sector, particularly regarding the area of people management.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5227
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ANA MARIA BORBA SAMICO_Mestrado Profissional em Administração Pública.pdf6.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.