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Título: A qualidade da governança pública municipal e sua correlação com a escolaridade dos prefeitos
Autor(es): Silva Filho, Adjunior Aparecido da
Orientador(es): Mendonça Sobrinho, Milton de Souza
Magalhães, Luiz Augusto Ferreira
Palavras-chave: Administração pública;Governança;Gestão pública;Gestão municipal
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: SILVA FILHO, Adjunior Aparecido da.A qualidade da governança pública municipal e sua correlação com a escolaridade dos prefeitos. 2024. 52 f. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar a relação entre o nível de escolaridade dos prefeitos e a qualidade da gestão municipal. Para tanto, utilizando-se de dados em painel relativos aos 246 municípios do estado de Goiás e contemplando um horizonte temporal estudado relativo a uma gestão completa (2017 a 2020), e a três quartos do mandato subsequente (2021 a 2023), foram estimados modelos de Efeitos Fixos na tentativa de capturar a relação. Este trabalho evidenciou a correlação entre a qualidade da governança pública municipal e o nível de escolaridade. Outra evidência encontrada diz respeito ao que se indica neste trabalho como “efeito desistência”, que consiste em uma conjectura acerca do fato de que desistir de um nível educacional pode, na média, indicar correlação com características pessoais que se relacionam negativamente com a capacidade de gestão do prefeito, trazendo correlação negativa com o resultado do IGM. Por fim, foi apresentada a evidência de que existiria um nível mínimo do estoque de capital humano (Ensino Médio Completo) a partir do qual o efeito desistência não é capaz de sobrepor aos benefícios gerados pelo capital humano acumulado. Os resultados encontrados nesta pesquisa têm o potencial de contribuir para a literatura especializada através da compreensão das dinâmicas relacionadas à gestão pública municipal.
Abstract:The present work aimed to investigate the relationship between the level of education of mayors and the quality of municipal management. To this end, using panel data relating to the 246 municipalities in the state of Goiás and considering a studied time horizon relating to a complete administration (2017 to 2020), and three quarters of the subsequent term (2021 to 2023), estimates were made for Fixed Effects models in an attempt to capture the relationship. This work highlighted the correlation between the quality of municipal public governance and the level of education. Another evidence found concerns what is indicated in this work as the “withdrawal effect”, which consists of a conjecture about the fact that giving up on an educational level may, on average, indicate a correlation with personal characteristics that are negatively related to the ability to mayor's management, bringing a negative correlation with the IGM result. Finally, evidence was presented that there would be a minimum level of human capital stock (Complete High School) above which the dropout effect is not capable of overcoming the benefits generated by accumulated human capital. The results found in this research have the potential to contribute to specialized literature through understanding the dynamics related to municipal public management
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre no âmbito do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAP) – Mestrado Profissional, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5234
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