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Título: Definição de trilha de aprendizagem de competência gerencial no curso de aperfeiçoamento de oficiais da PMDF
Autor(es): Oliveira, Hudson Onofre de
Orientador(es): Lana, Montezano
Palavras-chave: Administração pública;Trilha de aprendizagem;Competência gerencial;Polícia Militar do Distrito Federal
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: OLIVEIRA, Hudson Onofre de. Definição de trilha de aprendizagem de competência gerencial no curso de aperfeiçoamento de oficiais da PMDF. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025.
Resumo: Esta dissertação de mestrado possui como objetivo geral a proposição de trilhas de aprendizagem no desenvolvimento de competências gerenciais para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF. A pesquisa é caracterizada como teórico-empírica, descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo dados coletados com pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas e questionário. Foram realizadas 12 entrevistas aos gestores máximos da PMDF, chefes de departamento e comandantes de unidade. Aplicou-se um questionário com 115 alunos do curso de aperfeiçoamento de oficiais dos anos de 2023 e de 2024. Além disso, foi aplicado um formulário de coleta de sugestões de estratégias de aprendizagem aos docentes do curso. Os dados foram submetidos à analise documental, de conteúdo e estatística descritiva. Os principais resultados da pesquisa foram: 93% dos participantes consideram importante que os oficinais superiores tenham competências gerenciais; validação de 15 competências gerencias como necessárias, sendo as principais de liderança, tomada de decisão e gestão de equipe, além da indicação de mais 10 competências propostas pelos alunos dos cursos. Em relação à revisão dos objetivos instrucionais do curso de aperfeiçoamento de oficiais, foram propostos três novos objetivos gerais e específicos, com os respectivos conteúdos para inclusão na matriz curricular do curso. A maioria dos alunos (89,6%) considera necessário o uso de estratégias de aprendizagem alternativas, indicando principalmente o uso de visitas técnicas, estudo de caso, resolução de problemas e palestras. Foi apresentada uma proposta de trilha de aprendizagem para o desenvolvimento da competência gerencial de liderança a ser aplicada aos alunos do curso de aperfeiçoamento de oficiais, diante da identificação dessa competência gerencial como a mais relevante e necessária para desenvolvimento e/ou aprimoramento nos Oficiais Superiores da PMDF. A trilha contempla 10 ações com diferentes estratégias de aprendizagem, e que foram agrupadas em três trilhos (básico, intermediário e avançado). Ao final recomendou-se a continuidade das pesquisas com a elaboração de novas trilhas de aprendizagem para outras competências gerenciais sugeridas e identificadas como importantes para seu desenvolvimento na alta gestão da instituição, 10 bem como a testagem da trilha de aprendizagem apresentada na presente pesquisa.
Abstract:This master's dissertation has as its general objective the proposal of learning paths in the development of managerial skills for the Officer Improvement Course of the Military Police of the Federal District - PMDF. The research is characterized as theoretical-empirical, descriptive and with a qualitative and quantitative approach, with data collected through documentary and bibliographic research, interviews and a questionnaire. Twelve interviews were conducted with the top managers of the PMDF, department heads and unit commanders. A questionnaire was applied to 115 students of the officer improvement course in the years 2023 and 2024. In addition, a form to collect suggestions for learning strategies was applied to the course teachers. The data were subjected to documentary, content and descriptive statistics analysis. The main results of the research were: 93% of the participants consider it important for senior officers to have managerial skills; validation of 15 management competencies as necessary, the main ones being leadership, decision-making and team management, in addition to the indication of 10 more competencies proposed by the students of the courses. Regarding the review of the instructional objectives of the officer development course, three new general and specific objectives were proposed, with the respective contents for inclusion in the course curriculum. Most students (89.6%) consider the use of alternative learning strategies necessary, mainly indicating the use of technical visits, case studies, problem-solving and lectures. A proposal for a learning path was presented for the development of the management competency of leadership to be applied to students of the officer development course, given the identification of this management competency as the most relevant and necessary for development and/or improvement in the Senior Officers of the PMDF. The path includes 10 actions with different learning strategies, and which were grouped into three tracks (basic, intermediate and advanced). Finally, it was recommended that research continue with the development of new learning paths for other management skills suggested and identified as important for their development in the institution's senior management, as well as testing the learning path presented in this research.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração Pública, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5242
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