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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5251
Título: | A alternativa semipresidencialista de governo e os desafios para a sua institucionalização no Brasil |
Autor(es): | Saavedra, Luis Ricardo Tiscosk |
Orientador(es): | Robl Filho, Ilton Norberto |
Palavras-chave: | Presidencialismo;Impeachment;Semipresidencialismo;Sistema de Governo |
Data de submissão: | 2024 |
Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa |
Citação: | SAAVEDRA, Luis Ricardo Tiscosk. A alternativa semipresidencialista de governo e os desafios para a sua institucionalização no Brasil. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmido em Direito Costtitucional) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025. |
Resumo: | O modelo presidencialista brasileiro é alvo de críticas e objeto de amplo debate sobre
eventual reforma por apresentar vícios funcionais na sua aplicabilidade prática diante da
realidade político-cultural do país, tais como: a utilização do processo de impeachment para
destituir governantes sem maioria no Congresso Nacional, a fragmentação partidária e o
instituto da reeleição. Estas características somadas, por sua vez, impõem a coalizão ao Chefe
do Executivo como único método de gerir a governabilidade, dando azo ao chamado
“presidencialismo de coalizão”. Exsurge daí a motivação para examinar quais os efeitos da
introdução do semipresidencialismo como alternativa de governo no Brasil, moldado à
realidade política, cultural e social do país, pois vislumbra-se potencial para oferecer
respostas, na medida em que é um regime que cumula a cara figura presidencial empoderada,
ao mesmo tempo em que oferece estímulos para a destituição menos burocrática do
governante que não detenha mais apoio do Parlamento, utilizando como baliza os casos
paradigma comparados de sucesso e insucesso dos países europeus que adotam o modelo
híbrido. Nessa abordagem, busca-se apresentar as motivações que explicam a mudança do
sistema de governo, assim como as discussões referentes ao aperfeiçoamento de uma
composição para a institucionalização do semipresidencialismo no Brasil. A partir daí
propõe-se a apresentar parâmetros mínimos para aplicação do sistema de governo no país,
como: a utilização dos mecanismos de dissolução e responsabilização do Parlamento, o
enfrentamento do argumento de possíveis ofensas a cláusulas pétreas, a ferramenta do
contrato de coalizão, a recomendação do subtipo premier-presidential, o impasse gerado pelo
bicameralismo e a consequente discussão sobre o escopo de atuação do Senado Federal. |
Abstract: | The Brazilian presidential model has been criticized and is the subject of extensive debate about possible reforms because it presents functional flaws in its practical applicability in light of the country's political and cultural reality, such as: the use of the impeachment process to remove leaders without a majority in the National Congress, party fragmentation, and the institution of reelection. These characteristics, in turn, impose a coalition on the Chief Executive as the only method of managing governance, giving rise to the so-called “coalition presidentialism”. This motivates us to examine the effects of introducing semi-presidentialism as an alternative form of government in Brazil, tailored to the country's political, cultural, and social reality, since it has the potential to provide answers, insofar as it is a regime that combines the empowered presidential figure, while at the same time offering incentives for the less bureaucratic removal of leaders who no longer have the support of Parliament, using as a guideline the comparative paradigm cases of success and failure of European countries that adopt the hybrid model. This approach seeks to present the motivations that explain the change in the form of government, as well as the discussions regarding the improvement of a composition for the institutionalization of semi-presidentialism in Brazil. From there, it is proposed to present minimum parameters for the application of the form of government in the country, such as: the use of mechanisms for dissolving and holding Parliament accountable, addressing the argument of possible offenses to constitutional clauses, the tool of the coalition contract, the recommendation of the premier-presidential subtype, the impasse generated by bicameralism and the consequent discussion about the scope of action of the Federal Senate. |
Descrição: | Dissertação apresentada como requisito para o Programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Orientador: Prof. Dr. Ilton Norberto Robl Filho. |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5251 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional |
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