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dc.contributor.advisorCavalcante, Luiz Ricardo-
dc.contributor.authorCordeiro, Fabiana Helena de Souza-
dc.date.accessioned2025-03-28T19:00:21Z-
dc.date.available2025-03-28T19:00:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.date.submitted2024-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Fabiana Helena de Souza. Governança de inteligência artificial em instituições financeiras: o caso da Caixa Econômica Federal (CEF). 88 f. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública).— Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5327-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) como parte dos requisitos para obtenção ao título de Mestre em Administração Pública.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é identificar os principais obstáculos para o desenvolvimento e a implementação de ferramentas de inteligência artificial, com foco na Caixa Econômica Federal (CEF). A metodologia adotada se utilizou de um questionário aplicado aos empregados da CEF com o objetivo de captar a percepção dos empregados quanto a utilização de IA na instituição, os principais dificultadores para sua implantação e identificar as diretrizes existentes sobre o tema. Os principais resultados apontam para carência de capital humano capacitado para desenvolver e implantar soluções utilizando IA e carência de regulamentações necessárias para a utilização em escala das ferramentas de IA. A relevância deste trabalho se estende além da CEF, oferecendo insights valiosos para outras instituições públicas e privadas. Como a instituição atua como banco público, implementador de políticas públicas, e banco comercial, altamente regulado, os desafios enfrentados pela CEF são comuns a diversas outras instituições.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify the main obstacles to the development and implementation of artificial intelligence tools, focusing on the Caixa Econômica Federal (CEF). The methodology adopted utilized a questionnaire applied to CEF employees with the goal of capturing their perceptions regarding the use of AI in the institution, the main barriers to its implementation, and identifying the existing guidelines on the topic. The main results point to a lack of qualified human capital to develop and implement solutions using AI and a lack of necessary regulations for the scaled use of AI tools. The relevance of this work extends beyond the CEF, offering valuable insights for other public and private institutions. As the institution acts as a public bank, implementer of public policies, and a highly regulated commercial bank, the challenges faced by the CEF are common to many other institutions.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectRegulamentação - Inteligência Artificialpt_BR
dc.subjectInteligência Artificial - desafiospt_BR
dc.titleGovernança de inteligência artificial em instituições financeiras: o caso da Caixa Econômica Federal (CEF)pt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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