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Título: Estudo de caso sobre a implementação, o monitoramento e a contribuição percebida do QualificaDF móvel para a empregabilidade em regiões vulneráveis do Distrito Federal (2023- 2024)
Autor(es): Alcântara, Anderson Fabrício de
Orientador(es): Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Palavras-chave: QualificaDF Móvel;Políticas Públicas;Qualificação Profissional;Implementação de Programas
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: ALCÂNTARA, Anderson Fabrício de. Estudo de caso sobre a implementação, o monitoramento e a contribuição percebida do QualificaDF móvel para a empregabilidade em regiões vulneráveis do Distrito Federal (2023- 2024). 2025. 136 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025.
Resumo: Esta dissertação analisa os processos de implementação, monitoramento e a contribuição percebida do programa QualificaDF Móvel para a promoção da empregabilidade em regiões vulneráveis do Distrito Federal durante o período de 2023-2024. A iniciativa, que utiliza unidades móveis para levar qualificação profissional a territórios com maiores barreiras geográficas e socioeconômicas, representa uma estratégia inovadora do Governo do Distrito Federal. Contudo, sua complexidade operacional e caráter itinerante levantam questionamentos sobre a adequação de seus processos e a contribuição percebida na trajetória dos beneficiários. O objetivo central do estudo foi, portanto, compreender como a implementação e o monitoramento se desenvolvem e de que forma a contribuição do programa é percebida pelos atores envolvidos. A metodologia adotou a abordagem qualitativa do estudo de caso, com triangulação de múltiplas fontes de dados: análise documental de processos administrativos (SEI), análise quantitativa descritiva de bases de dados dos inscritos e egressos, e entrevistas semiestruturadas com gestores públicos, executores da organização parceira e fiscais do programa. Os resultados revelam um programa de "dupla face": de um lado, o sucesso em alcançar seu público-alvo, com mais de 58 mil inscrições, majoritariamente de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade; de outro, o desafio crítico da permanência, com uma taxa de evasão geral de 44,3%. A pesquisa aponta que a principal causa para a evasão não é a falta de interesse, mas uma barreira socioeconômica não endereçada pelo desenho da política: a ausência de um auxílio-transporte para os alunos. Conclui-se que a contribuição mais significativa do programa, na percepção dos atores, transcende a inserção laboral direta - lacuna que a ausência de um sistema de acompanhamento de egressos impede de mensurar. O maior impacto reside no resgate da autoestima, no desenvolvimento de competências socioemocionais e na reconstrução de projetos de vida, dimensões fundamentais para a empregabilidade em sentido amplo. Recomenda se, por fim, a implementação de um projeto-piloto para a concessão de auxílio-transporte e a criação de um sistema de monitoramento de egressos, visando fortalecer o programa e medir seus resultados de forma mais completa.
Abstract:This dissertation analyzes the implementation and monitoring processes, and the perceived contribution of the QualificaDF Móvel program to promoting employability in vulnerable regions of the Federal District during the 2023-2024 period. The initiative, which uses mobile units to bring professional training to territories with significant geographical and socioeconomic barriers, represents an innovative strategy by the Federal District Government. However, its operational complexity and itinerant nature raise questions about the suitability of its processes and the perceived contribution to beneficiaries' trajectories. The central objective of the study was, therefore, to understand how the implementation and monitoring unfold and how the program's contribution is perceived by the actors involved. The methodology adopted a qualitative case study approach, with triangulation of multiple data sources: documentary analysis of administrative processes (SEI), descriptive quantitative analysis of databases of enrolled participants and graduates, and semi-structured interviews with public managers, implementers from the partner organization, and program inspectors. The results reveal a "two-faced" program: on one hand, its success in reaching its target audience, with over 58,000 applications, mostly from young people and women in vulnerable situations; on the other, the critical challenge of retention, with an overall dropout rate of 44.3%. The research indicates that the main cause for dropout is not a lack of interest, but a socioeconomic barrier not addressed by the policy's design: the absence of transportation assistance for students. It is concluded that the program's most significant contribution, in the perception of the actors, transcends direct labor market insertion—a gap that the absence of a graduate tracking system makes it impossible to measure. The greatest impact lies in restoring self-esteem, developing socio-emotional skills, and reconstructing life projects, which are fundamental dimensions for employability in a broad sense. Finally, it is recommended to implement a pilot project to provide transportation assistance and to 11 create a graduate monitoring system, aiming to strengthen the program and measure its results more comprehensively.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5463
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