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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5463
Título: | Estudo de caso sobre a implementação, o monitoramento e a contribuição percebida do QualificaDF móvel para a empregabilidade em regiões vulneráveis do Distrito Federal (2023- 2024) |
Autor(es): | Alcântara, Anderson Fabrício de |
Orientador(es): | Cavalcante, Pedro Luiz Costa |
Palavras-chave: | QualificaDF Móvel;Políticas Públicas;Qualificação Profissional;Implementação de Programas |
Data de submissão: | 2025 |
Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa |
Citação: | ALCÂNTARA, Anderson Fabrício de. Estudo de caso sobre a implementação, o monitoramento e a contribuição percebida do QualificaDF móvel para a empregabilidade em regiões vulneráveis do Distrito Federal (2023- 2024). 2025. 136 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025. |
Resumo: | Esta dissertação analisa os processos de implementação,
monitoramento e a contribuição percebida do programa QualificaDF
Móvel para a promoção da empregabilidade em regiões vulneráveis do
Distrito Federal durante o período de 2023-2024. A iniciativa, que utiliza
unidades móveis para levar qualificação profissional a territórios com
maiores barreiras geográficas e socioeconômicas, representa uma
estratégia inovadora do Governo do Distrito Federal. Contudo, sua
complexidade operacional e caráter itinerante levantam
questionamentos sobre a adequação de seus processos e a
contribuição percebida na trajetória dos beneficiários. O objetivo
central do estudo foi, portanto, compreender como a implementação e
o monitoramento se desenvolvem e de que forma a contribuição do
programa é percebida pelos atores envolvidos. A metodologia adotou a
abordagem qualitativa do estudo de caso, com triangulação de
múltiplas fontes de dados: análise documental de processos
administrativos (SEI), análise quantitativa descritiva de bases de dados
dos inscritos e egressos, e entrevistas semiestruturadas com gestores
públicos, executores da organização parceira e fiscais do programa. Os
resultados revelam um programa de "dupla face": de um lado, o sucesso
em alcançar seu público-alvo, com mais de 58 mil inscrições,
majoritariamente de jovens e mulheres em situação de
vulnerabilidade; de outro, o desafio crítico da permanência, com uma
taxa de evasão geral de 44,3%. A pesquisa aponta que a principal causa
para a evasão não é a falta de interesse, mas uma barreira
socioeconômica não endereçada pelo desenho da política: a ausência
de um auxílio-transporte para os alunos. Conclui-se que a contribuição
mais significativa do programa, na percepção dos atores, transcende a
inserção laboral direta - lacuna que a ausência de um sistema de
acompanhamento de egressos impede de mensurar. O maior impacto
reside no resgate da autoestima, no desenvolvimento de competências
socioemocionais e na reconstrução de projetos de vida, dimensões
fundamentais para a empregabilidade em sentido amplo. Recomenda se, por fim, a implementação de um projeto-piloto para a concessão de
auxílio-transporte e a criação de um sistema de monitoramento de
egressos, visando fortalecer o programa e medir seus resultados de
forma mais completa. |
Abstract: | This dissertation analyzes the implementation and monitoring processes, and the perceived contribution of the QualificaDF Móvel program to promoting employability in vulnerable regions of the Federal District during the 2023-2024 period. The initiative, which uses mobile units to bring professional training to territories with significant geographical and socioeconomic barriers, represents an innovative strategy by the Federal District Government. However, its operational complexity and itinerant nature raise questions about the suitability of its processes and the perceived contribution to beneficiaries' trajectories. The central objective of the study was, therefore, to understand how the implementation and monitoring unfold and how the program's contribution is perceived by the actors involved. The methodology adopted a qualitative case study approach, with triangulation of multiple data sources: documentary analysis of administrative processes (SEI), descriptive quantitative analysis of databases of enrolled participants and graduates, and semi-structured interviews with public managers, implementers from the partner organization, and program inspectors. The results reveal a "two-faced" program: on one hand, its success in reaching its target audience, with over 58,000 applications, mostly from young people and women in vulnerable situations; on the other, the critical challenge of retention, with an overall dropout rate of 44.3%. The research indicates that the main cause for dropout is not a lack of interest, but a socioeconomic barrier not addressed by the policy's design: the absence of transportation assistance for students. It is concluded that the program's most significant contribution, in the perception of the actors, transcends direct labor market insertion—a gap that the absence of a graduate tracking system makes it impossible to measure. The greatest impact lies in restoring self-esteem, developing socio-emotional skills, and reconstructing life projects, which are fundamental dimensions for employability in a broad sense. Finally, it is recommended to implement a pilot project to provide transportation assistance and to 11 create a graduate monitoring system, aiming to strengthen the program and measure its results more comprehensively. |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5463 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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