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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5556
Título: | Quais as competências de um profissional de transparência do Sistema Sebrae? |
Autor(es): | Magalhães, Rafael Fernandes de |
Orientador(es): | Mendonça Sobrinho, Milton de Souza |
Palavras-chave: | Transparência;Prestação de contas;Governança;Sebrae |
Data de submissão: | 2025 |
Citação: | MAGALHÃES, Rafael Fernandes de. Quais as competências de um profissional de transparência do Sistema Sebrae?. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública).- Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar as competências necessárias aos profissionais de transparência do Sistema Sebrae, considerando as exigências legais, normativas e institucionais aplicáveis. Para tanto, a partir da aplicação de uma abordagem mista, com análise documental, revisão teórica e levantamento empírico junto aos pontos focais de transparência das 27 unidades do Sistema, foi realizado um mapeamento de competências técnicas e comportamentais. Os resultados evidenciaram que a atuação em transparência exige um perfil multifacetado, que integra domínio técnico (gestão da informação, análise de dados, monitoramento de prazos e conformidade normativa) e competências comportamentais (comunicação e relacionamento institucional). Além disso, foi constatada uma variação nos níveis de proficiência entre os profissionais, refletindo uma situação desigual de preparo e capacitação. A pesquisa gerou ainda impactos práticos relevantes, com a incorporação do mapeamento à Estratégia Nacional do Sebrae e a criação do Processo Nacional de Transparência 2025. Os resultados desta pesquisa contribuem para a literatura especializada ao ampliar a compreensão sobre o papel e o desenvolvimento de competências em contextos institucionais voltados à governança da transparência. |
Abstract: | This study aimed to investigate the competencies required of transparency professionals within the Sebrae System, considering the applicable legal, regulatory, and institutional requirements. To this end, a mixed-method approach was applied, including documentary analysis, theoretical review, and empirical research with transparency focal points of the system’s 27, to map both technical and behavioral competencies. The results showed that effective performance in transparency requires a multifaceted professional profile that integrates technical expertise (information management, data analysis, deadline monitoring, and regulatory compliance) with behavioral skills (communication and institutional relationships). The study also identified variations in proficiency levels among professionals, reflecting unequal levels of training and preparation. Furthermore, the research produced relevant practical impacts, including the formal incorporation of the competencies mapping into the Sebrae National Strategy and the establishment of the Transparency National Process 2025. These findings contribute to the specialized literature by expanding the understanding of the role and development of competencies in institutional contexts focused on transparency governance. |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5556 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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