Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça Sobrinho, Milton de Souza-
dc.contributor.authorCosta Filho, Francisco de Assis-
dc.date.accessioned2025-09-12T13:49:21Z-
dc.date.available2025-09-12T13:49:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.date.submitted2025-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Francisco de Assis . Entre o que é e o que se pensa: mapeando a relação entre identificação partidária e utoposicionamento ideológico. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública).- Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5557-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar se há relação entre a identificação partidária declarada pelo eleitor com o seu autoposicionamento ideológico. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se por uma abordagem quantitativa, de natureza explicativa, com dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) em suas edições de 2018 e 2022. Operacionalmente, o tratamento analítico estimou probabilidades condicionais de ocorrência da congruência partidária-ideológica dos eleitores brasileiros, mediante exercício econométrico com análise de regressão logística binária. Os achados deste trabalho confirmam a hipótese central de que a sofisticação política está associada à maior congruência partidária-ideológica. A ideologia declarada, quando extremada, também é um forte preditor de congruência. A escolaridade teve um impacto relevante em todos os modelos, ao passo que as outras variáveis de controle, renda, idade e gênero, não evidenciaram uma influência significativa. A relação entre sofisticação política e congruência partidária-ideológica indica que o impacto da sofisticação se manifesta de maneira mais evidente entre os eleitores conservadores. Por fim, os resultados do modelo penalizado de Firth confirmaram a confiança nos resultados e corrigiu erros que poderiam existir nos demais modelos estimados.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to analyze whether there is a relationship between voters' declared party identification and their ideological self-positioning. To this end, the research uses a quantitative, explanatory approach, using data from the 2018 and 2022 Brazilian Electoral Study (ESEB). Operationally, the analytical approach estimated conditional probabilities of party-ideological congruence among Brazilian voters, using an econometric exercise with binary logistic regression analysis. The findings of this study confirm the central hypothesis that political sophistication is associated with greater party-ideological congruence. Declared ideology, when extreme, is also a strong predictor of congruence. Education had a significant impact in all models, while the other control variables—income, age, and gender—did not show a significant influence. The relationship between political sophistication and partisan-ideological congruence indicates that the impact of sophistication is most evident among Conservative voters. Finally, the results of Firth's penalized model confirmed the confidence in the results and corrected errors that could have existed in the other estimated models.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectAutoposicionamento Ideológicopt_BR
dc.subjectIdentificação Partidáriapt_BR
dc.subjectSofisticação Políticapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleEntre o que é e o que se pensa: mapeando a relação entre identificação partidária e utoposicionamento ideológicopt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FRANCISCO DE ASSIS COSTA FILHO_MES. PROF. ADM. PUBL._2025.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.