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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5618| Título: | A percepção dos servidores públicos de segunda e de terceira linha sobre a influência do apoio da alta administração na durabilidade da gestão de risco em órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal |
| Autor(es): | Ferreira, Ricardo Monteiro |
| Orientador(es): | Castro, Breno Giovanni Adaid |
| Palavras-chave: | Gestão de risco;Servidor público;Governo |
| Data de submissão: | 2025 |
| Editor: | Idp |
| Citação: | FERREIRA, Ricardo Monteiro. A percepção dos servidores públicos de segunda e de terceira linha sobre a influência do apoio da alta administração na durabilidade da gestão de risco em órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Brasília, 2025. |
| Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender a influência do apoio da
alta administração na durabilidade da gestão de riscos em
organizações públicas distritais, entre 2016 e 2025, a partir da percepção
de servidores públicos que atuam com a matéria, em segunda e
terceira linha, no âmbito do Governo do Distrito Federal. Desde a
publicação dos diplomas normativos que formalizaram a gestão de
riscos na Administração Pública distrital, em 2016 e 2019, órgãos e
entidades públicas locais vêm implantando sistema de gestão de riscos,
conforme o modelo concebido pela norma ISO 31000 e mediante
suporte técnico-consultivo da Controladoria-Geral. Nada obstante,
tem-se verificado a descontinuidade do gerenciamento de riscos em
parte das instituições públicas, após o momento da implantação inicial.
Como os principais frameworks e a maior parte da literatura
especializada indicam que é necessário o patrocínio da alta direção
para o bom desempenho da gestão de riscos, recorreu-se aos
servidores de segunda e de terceira linha – especialistas na matéria,
consoante o modelo das três linhas do Instituto dos Auditores Internos
(IIA) – para verificar se esta postura do alto escalão é de fato relevante
para a consolidação, em uma organização pública distrital, da gestão
de riscos como processo permanente. Para tanto, realizou-se uma
amostragem não probabilística e por intencionalidade, de informantes chave, e utilizou-se a entrevista semiestruturada como técnica de
coleta de dados, caracterizando esta pesquisa como qualitativa,
descritiva e exploratória. Os resultados demonstraram que a
participação ativa no sistema e nos processos de gestão de riscos, além
da promoção de incentivos à capacitação, da adequada estruturação
da instância de segunda linha e da manutenção do relacionamento
técnico com a Controladoria-Geral, caracterizam ações de apoio da alta
administração perante a gestão de riscos. Estas ações, em um contexto
de disseminação da ferramenta para os diversos setores internos da
entidade, apresentam potencial para a formação, no médio e longo
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prazo, de uma cultura institucional voltada à gestão de riscos. Nesse
sentido, os participantes do estudo entendem que o patrocínio do alto
escalão é de fato relevante para a durabilidade da gestão de riscos em
um ente público. Em que pese ser possível a continuidade do processo
em um momento de ausência do engajamento dos gestores máximos,
principalmente quando a cultura para riscos já se encontra bem
estabelecida, observa-se a fragilidade decorrente da não utilização da
ferramenta para a tomada de decisão em nível estratégico. Dessa
forma, concluiu-se que, para a durabilidade e a utilização plena da
gestão de riscos em organizações públicas, torna-se necessário o
aculturamento não apenas em nível institucional, mas também entre
os agentes políticos que ocupam os cargos de alta direção. |
| Abstract: | This study aims at understanding the influence of top management support on the sustainability of risk management in public organizations between 2016 and 2025, based on the perceptions of public servants working in second and third lines within the Federal District Government. Since the issuance of normative acts that formalized risk management in the Federal District public sector, in 2016 and 2019, local agencies and public entities have been implementing risk management systems aligned with ISO 31000 standards and supported by advisory and technical assistance from the Office of the Comptroller General. Despite these efforts, a pattern of discontinuity in risk management practices has been observed in some public institutions following the initial implementation phase. Given that the main frameworks and most of the specialized literature emphasize the need for top management sponsorship to ensure effective risk management, this research sought to verify whether this engagement is indeed critical to consolidating risk management as a permanent process in public organizations. To this end, the study employed a non-probabilistic, purposive sampling of key informants, specifically public servants operating in the second and third lines – subject matter specialists as they are, in accordance with the Institute of Internal Auditors (IIA) Three Lines Model. Data collection was conducted through semi-structured interviews, characterizing this research as qualitative, descriptive and exploratory. The findings indicate that active participation by top management in the risk management system and processes, as well as actions such as promoting capacity-building initiatives, adequately structuring the second line and maintaining a technical relationship with the Office of the Comptroller General, constitute meaningful support for risk management. These actions, particularly when combined with efforts to disseminate risk management practices across the organization’s internal sectors, have the potential to foster an institutional risk 8 management culture over the medium and long term. Overall, participants in the study affirmed that top management sponsorship is indeed important for sustaining risk management in public entities. While it is possible for risk management to continue in the absence of top management engagement – especially when a mature risk culture is already in place – the lack of integration of risk management into strategic decision-making renders the process more fragile. Therefore, the study concludes that ensuring the long-term sustainability and full utilization of risk management in public organizations requires cultural embedding not only at the institutional level, but also among political appointees holding top management positions. |
| URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5618 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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