Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2676
Título: A evolução do controle preventivo de constitucionalidade promovido por vias do STF no curso do processo legislativo
Autor(es): Cordeiro, Paulo Henrique Perna
Orientador(es): Branco, Paulo Gustavo Gonet
Palavras-chave: Controle de constitucionalidade preventivo;Poder judiciário;Poder legislativo;Processo legislativo constitucional
Editor: IDP/EDAB
Citação: CORDEIRO, Paulo Henrique Perna. A evolução do controle preventivo de constitucionalidade promovido por vias do STF no curso do processo legislativo. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2019.
Resumo: Estudar o sistema de controle de constitucionalidade a partir do ordenamento constitucional brasileiro não é tarefa das mais simples, visto que talvez se constitua no tema, em direito constitucional, que a doutrina buscou com maior intensidade se debruçar. Dentro desse universo, buscou-se trabalhar matéria relacionada a um dos seus momentos de feitura: o momento prévio ou preventivo. Trilhou-se, visando a construir um melhor resultado para este estudo, por um caminho em que se analisou desde a evolução do Estado e a ideia inicial de identificação das suas funções, bem como a consequente construção da lógica de tripartição dos Poderes. Passou-se pela gênese e desenvolvimento do sistema de controle de constitucionalidade, sua possibilidade de aplicação na doutrina brasileira dos atos interna corporis, até finalmente adentrar em todas as fases do controle preventivo promovido no curso do processo legislativo pelo Supremo Tribunal Federal.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2676
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Henrique Perna Cordeiro.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.