Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2696
Título: Desjudicialização da saúde a partir de diretrizes para os administradores públicos considerando o enunciado n. 03 de I jornada de dieito da saúde
Autor(es): Chaves, Bruna Letícia Teixeira Ibiapina
Orientador(es): Oliveira, Weder de
Palavras-chave: Judicialização da saúde;Enunciados das jornadas de direito à saúde;Diretrizes de gestão
Editor: IDP/EDAB
Citação: CHAVES, Bruna Letícia Teixeira Ibiapina. Desjudicialização da saúde a partir de diretrizes para os administradores públicos considerando o enunciado n. 03 de I jornada de dieito da saúde. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2018.
Resumo: A Judicialização da saúde tem sido objeto de discussão no âmbito do Poder Judiciário, com a realização da Audiência Pública nº 04, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e posteriormente com as iniciativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nas duas Jornadas de Direito à Saúde foram discutidos e aprovados Enunciados, como orientações aos magistrados quando do julgamento de ações judiciais que discutem a efetivação do direito à saúde. Com isso, verifica-se a necessidade de análise de tal material pela Administração Pública visando a melhoria da gestão pública e a redução das ações judiciais. Para tanto, selecionou-se o Enunciado nº 03 da I Jornada de Direito da Saúde, para análise de como os gestores públicos podem agir para efetivação e operacionalização de tal Enunciado. Com isso, foram propostas diretrizes no plano macroinstitucional, mesoinstitucional e microinstitucional, com ações que podem ser implementadas pela Administração Pública. Propõe-se a necessidade de elaboração de estudos de diagnóstico, com posterior elaboração de planejamento, com metas, gestão da informação e transparência, além da criação de núcleos técnicos administrativos para tratamento dos requerimentos administrativos, bem como estabelecimento de uma modelagem institucional que preveja a colaboração e diálogo institucional. Propõe-se, ainda, o aperfeiçoamento de fluxos e processos, com estabelecimento de protocolos padrões, inclusive com utilização de sistemas informatizados.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2696
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Letícia Teixeira Ibiapina Chaves.pdf727.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.