Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2923
Título: O princípio da autonomia partidária: a tensão entre a liberdade interna e o controle de constitucionalidade dos estatutos dos partidos políticos
Autor(es): Barros, Ezikelly Silva
Orientador(es): Mendes, Gilmar Ferreira
Palavras-chave: Direito Constitucional;Direito Administrativo;Ciência Política;Direito Partidário e Eleitora;Autonomia partidária;Estatutos dos Partidos Políticos
Editor: IDP/EAB
Citação: BARROS, Ezikelly Silva. O princípio da autonomia partidária: a tensão entre a liberdade interna e o controle de constitucionalidade dos estatutos dos partidos políticos. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: Nas democracias contemporâneas os partidos políticos desempenham o significativo papel de corpos intermediários entre os anseios sociais e o poder Estatal. No Brasil, após essas agremiações amargarem dois longos períodos de restrições no seu âmbito interno, perpetradas por governos autoritários de ideologias distintas, o Poder Constituinte Originário estabeleceu a positivação princípio da autonomia partidária no artigo 17, §1º, do texto constitucional de 1988. A autonomia partidária visa assegurar uma ampla liberdade interna às greis, para que a sua organização, estruturação e funcionamento sem intervenção estatal. Após três décadas de vigência deste princípio no ordenamento jurídico pátrio, com duas expressivas alterações realizadas pelo constituinte derivado, em nítida reação legislativa a decisões oriundas do Poder Judiciário que acabavam por restringi-la, entende-se que a temática da autonomia partidária merece o devido aprofundamento para determinar quais são os limites constitucionais, implícitos e explícitos, para o seu exercício pelos partidos políticos, que justificam a incidência dos direitos fundamentais nas relações intrapartidárias, assim como para delimitar a atuação do Poder Judiciário no controle de constitucionalidade dos atos partidários, sobretudo dos estatutos dos partidos políticos, a fim de contribuir com a efetiva concretização dessa importante conquista para a democracia representativa brasileira.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2923
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ EZIKELLY SILVA BARROS_MESTRADO EM DIREITO_2019 (1).pdf208.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.