Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3414
Título: Planejamento das operações de logística da empresa brasileira de correios e telégrafos: sugestões para garantir o cumprimento dos acordos de nível dos serviços
Autor(es): Nascimento, Marllon Sales da Silva
Orientador(es): Tourinho, Artur Chaves
Palavras-chave: Logística;Planejamento;Operações
Editor: IDP/EAB
Citação: NASCIMENTO, Marllon Sales da Silva. Planejamento das operações de logística da empresa brasileira de correios e telégrafos: sugestões para garantir o cumprimento dos acordos de nível dos serviços. 2015. 25 f. Monografia (Pós-Graduação – MBA em Logística, Mobilização e Meio Ambiente / GETRAM) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo objetivou verificar, abordando o tema “Planejamento das Operações de Logística da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: sugestões para garantir o cumprimento dos acordos de nível dos serviços”, apresentar para os Correios as vulnerabilidades e dificuldades enfrentadas nas realizações das operações de logística sem o adequado planejamento operacional e sugerir melhorias para que seja alcançado um planejamento que possibilite a EBCT elevar sua credibilidade junto a seus clientes e posteriormente aumentar sua participação no mercado. Foi utilizado a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo para a conclusão deste estudo de caso. Aplicou-se um questionário aberto junto aos gestores logísticos, e por meio das respostas ficou evidenciado que muitas melhorias podem ser aplicadas no planejamento das operações de logística, dentre elas destaca-se a antecipação da fase de contratação de recursos e insumos, a implementação de um modelo de planejamento jáexistente na empresa, a criação de um manual de logística e a disseminação do conhecimento entre os envolvidos nas atividades dessas operações logísticas. A essência deste trabalho foi estudar e sugerir ações de melhorias para que seja possível planejar as operações de logística e fazer com que os prazos acordados sejam cumpridos, trazendo para os Correios confiança e fidelidade junto a seus clientes e por meio de bons resultados, concorrer em nível estratégico com outros operadores privados do mercado nacional e internacional, garantindo que cada etapa dos processos de logística seja completada corretamente, com seus prazos cumpridos, com as informações disponíveis em tempo hábil e com a plena satisfação dos clientes internos e em especial do cliente final.
Abstract:The study aimed to verify, addressing the theme "the Logistics Operations Planning of Correios: advices to ensure compliance with service level agreements," to present to the Post Office vulnerabilities and difficulties encountered in the achievements of logistics operations without the proper operational planning and suggest improvements to a plan that enables EBCT to raise its credibility with its customers and further increase its market share. It used the literature and field research to complete this case study. Applied an open questionnaire together with logistics managers, and through the responses was evident that many improvements can be applied in the planning of logistics operations, among them there is the anticipation of resources and raw materials procurement phase, the implementation of an existing planning model in the company, the creation of a logistics manual and the dissemination of knowledge among those involved in the activities of these logistics operations. The essence of this work was to study and suggest improvement actions so that you can plan the logistics operations and to make sure that the agreed deadlines are met, bringing to the post office trust and loyalty with its customers and through good results, compete in strategic level with other private operators in domestic and international markets, ensuring that each step of the logistics process is completed correctly, with the information available in a timely manner and with the full satisfaction of internal customers and especially the end customer.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3414
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (MBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARLLON SALES DA SILVA NASCIMENTO.pdf214.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.