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Título: Metodologia para a seleção de projetos e serviços do sistema S do transporte
Autor(es): Sousa, Vinícius Ladeira Marques de
Orientador(es): Oliveira Júnior, Márcio de
Palavras-chave: Decisão;Modelo;Método AHP;Análise de decisão multicritério;Projetos
Citação: SOUSA, Vinícius Ladeira Marques de. Metodologia para a seleção de projetos e serviços do sistema s do transporte. 2023. 99 f. (Mestrado Profissional em Administração Pública) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O SEST e o SENAT são instituições focadas no bem-estar e no desenvolvimento dos trabalhadores do setor de transporte, que é um dos pilares da economia brasileira. Como a atuação dessas entidades promove benefícios na esfera nacional, é fundamental realizar a sua gestão orçamentária de modo racional e eficiente, a fim de garantir o cumprimento das suas atribuições e maximizar a geração de valor para as partes interessadas. Nesse contexto, definir os componentes do orçamento de determinado exercício é uma tarefa desafiadora, pois vários fatores precisam ser ponderados sob diferentes perspectivas, além de não haver uma sistemática formal para apoiar os decisores atualmente. Com essa visão, este trabalho propõe um modelo multicritério baseado no Processo de Hierarquia Analítica (Método AHP) para orientar a tomada de decisão em relação à seleção de projetos e serviços no SEST e no SENAT. Para o desenvolvimento do modelo, foram coletadas as opiniões de membros da alta administração, que são especialistas em atendimento ao setor de transporte, mediante a aplicação de questionários e a realização de uma reunião para discussão do assunto. Como resultado, foram definidos oito critérios com pesos distintos para a avaliação e a priorização das alternativas: custo (26,54%); receita operacional (10,76%); razão referente ao tempo (10,20%); principal público-alvo (10,76%); benefícios sociais, ambientais e econômicos (15,30%); sinergia com a estratégia institucional (15,30%); capacidade técnica (6,40%); e probabilidade de sucesso (4,76%). Adicionalmente, foi elaborada uma escala de mensuração absoluta das alternativas em relação aos critérios, na qual a escolha de uma classificação qualitativa pelo avaliador gera automaticamente uma prioridade numérica. Em seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a tomada de decisão de hierarquização de seis alternativas (três projetos e três serviços) em dois cenários, sem e com o uso do modelo, com o intuito de verificar a relevância, utilidade e qualidade da proposta desta dissertação. O modelo foi muito bem avaliado pelos especialistas, com destaque para as seguintes vantagens da sua adoção: eficácia na priorização das alternativas; prevenção à ocorrência de decisões enviesadas; aumento da transparência do processo decisório; e praticidade da aplicação da ferramenta. Sendo assim, constatou-se que as iniciativas a serem ofertadas pelo Sistema S do Transporte podem ser selecionadas de modo mais adequado em comparação ao processo decisório atual. Ademais, o principal objetivo da dissertação foi cumprido com êxito, pois foi possível elaborar o modelo proposto e verificar que o Método AHP traz ganhos para a tomada de decisão no contexto estudado.
Abstract:SEST and SENAT are institutions focused on the well-being and development of workers in the transport sector, which is one of the pillars of the Brazilian economy. As the performance of these entities promotes benefits at the national level, it is essential to carry out their budget management in a rational and efficient way, in order to guarantee the fulfillment of their duties and maximize the generation of value for stakeholders. In this context, defining the budget components for a given year is a challenging task, as several factors need to be considered from different perspectives, and there is currently no formal system to support decision-makers. With this view, this work proposes a multicriteria model based on the Analytic Hierarchy Process (AHP Method) to guide decision making regarding the selection of projects and services in SEST and SENAT. For the development of the model, the opinions of members of senior management, who are specialists in service to the transport sector, were collected by applying questionnaires and holding a meeting to discuss the matter. As a result, eight criteria were defined with different weights for the evaluation and prioritization of alternatives: cost (26.54%); operating revenue (10.76%); ratio related to time (10.20%); main target audience (10.76%); social, environmental, and economic benefits (15.30%); synergy with the institutional strategy (15.30%); technical capacity (6.40%); and probability of success (4.76%). Additionally, an absolute measurement scale of the alternatives in relation to the criteria was created, in which the evaluator's choice of a qualitative classification automatically generates a numerical priority. Then, a case study was carried out on decision-making to rank six alternatives (three projects and three services) in two scenarios, without and with the use of the model, in order to verify the relevance, usefulness and quality of the proposal of this dissertation. The model was very well evaluated by experts, highlighting the following advantages of its adoption: effectiveness in prioritizing alternatives; prevention of the occurrence of biased decisions; increased transparency in the decision-making process; and practical application of the tool. Thus, it was found that the initiatives to be offered by the S Transport System can be selected more appropriately in comparison to the current decision-making process. Furthermore, the main objective of the dissertation was successfully fulfilled, as it was possible to elaborate the proposed model and verify that the AHP Method brings gains for decision making in the studied context.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4147
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