Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2119
Título: Os desafios regulatórios da economia do compartilhamento.
Autor(es): Scandiuzzi, Ana Carolina Fialho
Orientador(es): Galvão, Cristiane de Oliveira Coelho
Palavras-chave: Regulação, Econômia;Economia do Compartilhamento;Direito Econômico
Editor: IDP/EDB
Citação: SCANDIUZZI, Ana Carolina Fialho. Os desafios regulatórios da economia do compartilhamento. Brasília: IDP/EDB,2016. 49f. - Monografia (Graduação). )-Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida a dinâmica da economia do compartilhamento afeta valores e interesses que o Estado protege e promove através da regulação da economia. Para tanto, descreveremos o que se entende por regulação econômica, recorrendo tanto à ótica econômica quanto à jurídica, e identificaremos os principais valores e interesses que guiam a atividade regulatória. Em um segundo momento, apresentaremos o fenômeno da economia do compartilhamento, descrevendo os pilares sobre os quais as diversas atividades inseridas nesse contexto se sustentam e apontando três setores da economia em que o modelo tem repercutido com mais força até hoje. Superados esses passos, identificaremos os principais desdobramentos regulatórios do fenômeno, apontando, ainda, questões específicas dos setores relevantes indicados, o que nos permite concluir que o modelo da economia do compartilhamento acaba por afastar a incidência das atuais legislações protetivas, requerendo um reposicionamento do Estado sobre o tema.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, da Escola de Direito de Brasília - EDB.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2119
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ana Carolina Fialho Scandiuzzi.pdf400.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.