Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2125
Título: Supremocracia e a efetivação dos direitos fundamentais: o paradoxo entre democracia e constitucionalismo.
Autor(es): Paiva, Rebecca de Souza
Orientador(es): Reis, Daniel Gustavo Falcão Pimentel dos
Palavras-chave: Direitos Fundamentais, Democracia;Democracia, Paradoxo;Jurisdição Constitucional;Poder Constituinte
Editor: IDP/EDB
Citação: PAIVA, Rebecca de Souza. Supremocracia e a efetivação dos direitos fundamentais: o paradoxo entre democracia e constitucionalism. Brasília: IDP/EDB, 2016. 82f. -Monografia(Graduação)-Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília.
Resumo: O que se pretende com o presente estudo é, considerando a atual estrutura da teoria constitucional, explicar a expansão do Poder Judiciário, principalmente, no que se refere à atividade do Supremo Tribunal Federal e o evidente desconforto no que se refere à teoria da tripartição de poderes e ao sistema de freios e contrapesos. Questiona-se, então, quais seriam os limites impostos aos juízes e a legitimidade democrática de suas decisões, nas hipóteses em que deixam de aplicar determinada legislação, ou lhes conferem interpretação diversa daquela prevista pelo legislador, quando convencidos de que seu conteúdo viola direitos fundamentais, bem como se essa prática sofre déficit dos fundamentos democráticos. Buscarse- á analisar, à luz do pluralismo, da rigidez e supremacia da Constituição, a aparente inclinação antidemocrática ou contra majoritária do Estado Constitucional, presente nas decisões proferidas pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal, bem como se esse modelo de Jurisdição Constitucional é o mais adequado para garantir a efetivação dos Direitos Fundamentais. Demonstrar-se-á que atividade jurisdicional, entendida como a prolação de decisões autônomas e vinculantes poderia conferir maior proteção aos Direitos Fundamentais, assegurando a rigidez da Constituição, prevenindo o arbítrio do poder público por meio da jurisdição constitucional.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, da Escola de Direito de Brasília - EDB.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2125
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Rebecca de Souza Paiva.pdf550.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.